Para explorar o ecoturismo no histórico município de Diamantino, que completará 286 anos no dia 18 de setembro, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, desenvolveu o ‘Circuito Serra Calçada – Rota Estrada do Rei, caminho dos diamantes’, que proporciona trilhas ecológicas, banho e contemplação da natureza pela Serra Calçada, Mirante e o Rio Paraguaizinho.

O pedido do prefeito Juviano Lincoln para criar um novo ícone do turismo receptivo vem ganhado cada vez mais adeptos desde que a Prefeitura inaugurou a criação do Circuito em 2014. “Redescobrir a Estrada do Rei é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. É sentir-se parte dela, dentro do passado de Diamantino, durante o seu apogeu, na produção de ouro e diamantes, por meio da sua própria identidade cultural”, mencionou o secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Roberto Casetta Ferreira.

Leia também:  Com 882,8 mil toneladas processadas, esmagamento de soja apresenta maior patamar mensal em abril

A Estrada do Rei foi utilizada no ciclo da mineração para escoar a produção para o Rio de Janeiro e depois Portugal.

A Serra Calçada foi construída de pedra, na parte íngreme, para conter deslizamentos do solo, evitar erosão e facilitar o acesso de animais de cargas durante difícil subida.

“O ‘Circuito da Serra Calçada’ além da memória histórica possui uma paisagem exuberante, cercado de florestas, com ar puro e sombra, próprio para caminhada, pedalada e cavalgada, além de poder se refrescar do calor nas águas de correntezas rápidas do Rio Paraguai, o principal tributário do Pantanal”, pontuou.

No mesmo Circuito, que fica aproximadamente 8 km do Centro de Diamantino, pode-se contemplar toda a paisagem e avistar campos de pastagens, matas ciliares e o bioma Cerrado.

Leia também:  Estado repassa mais de R$ 200 milhões aos municípios

No próximo domingo (07.09), o Governo Municipal realizará a Caminhada Ecológica no ‘Circuito da Serra Calçada’, os participantes sairão de ônibus, às 8h, da Praça Major Caetano Dias, com destino ao ecoturismo no caminho dos diamantes.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.