O médico da rede pública e candidato a governador Lúdio Cabral (PT) reafirmou compromisso de dar atenção especial à agricultura familiar e pequenos produtores de Mato Grosso. A afirmação foi feita durante encontro realizado na noite dessa segunda-feira (15) pelo Sindicato dos Servidores da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Sinterp).

“Mato Grosso é um Estado de grande potencial, mas essas chances têm que ser garantidas também ao pequeno produtor rural, aquele que vive da sua pequena propriedade e ajuda Mato Grosso ser destaque nacional na produção”, afirmou Lúdio.

Para garantir apoio ao pequeno produtor, Lúdio planeja reestruturar a Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). Isso será feito com a nomeação dos aprovados no último concurso público realizado pelo governo, realização de novos concursos para atender toda a agricultura familiar no Estado, além de assegurar as condições materiais e técnicas para o trabalho.

Leia também:  Alencar deve voltar à gestão Pátio como procurador fiscal

A Lei 461de 2010, que assegura a realização de concurso para 225 servidores em 2012, 198 em 2012 e 198 em 2013, será respeitada. Foram nomeados apenas 100 aprovados até o momento. “Temos que rapidamente cumprir essa defasagem e atender a lei e assegurar a ampliação do atendimento da Empaer”, completa Lúdio.

Outra reivindicação que será atendida é o aumento das condições de trabalho e investimento em custeio. “Não podemos ter os poderes do Estado tendo recursos para atividade meio e faltar na atividade fim de outras entidades, como a agricultura familiar. Temos que dotar a Empaer das condições para assegurar o incremento de produtividade dos trabalhadores da agricultura familiar”.

O incentivo ao pequeno produtor rural será feito ao mesmo tempo em que o Estado investirá em logística e infraestrutura para contemplar também o grande agronegócio, além da populacão em geral. Isso será feito inclusive com a construção de novos eixos rodoviários para ligar todos os 141 municípios de Mato Grosso com pavimentação asfáltica, revisão da política de incentivos fiscais, entre outros.

Leia também:  Vereador Thiago Silva atende comunidade da Vila Mamed
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.