Na manhã deste sábado (13), durante o treinamento dos mesários realizado na Câmara de Vereadores de Alto Taquari, o chefe do cartório eleitoral da 8° zona Adriano Meireles falou de algumas novidades para as eleições do dia 05 de outubro em Mato Grosso.

Segundo Adriano o Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE) utilizará nestas eleições o sistema de áudio da urna eletrônica para auxiliar na votação dos eleitores com deficiência visual, o sistema já é utilizado em outros 17 Estados.

“Cada eleitor portador da deficiência visual e que tenha dificuldade para votar, poderá solicitar junto ao cartório eleitoral o cadastro para utilizar este sistema, caso o mesmo não solicite,  no momento da votação ele deverá  comunicar o presidente da mesa receptora e o mesmo irá liberar o sistema e o eleitor com auxílio de um fone de ouvido poderá votar” concluiu.

Leia também:  Grupo articula colocar Pátio como candidato ao senado

Além da acessibilidade, o voto em trânsito possibilitará aos eleitores que estiverem fora de seu domicílio no dia 05 de outubro, votar no cargo de presidente, desde que estejam em uma cidade que tenha o número igual o maior que 200 mil eleitores. Em Mato Grosso, o eleitor só poderá utilizar do voto em trânsito em Cuiabá.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.