As empresas de telefonia lideram as reclamações de consumidores no Rio. A empresa mais citada é a Oi Fixo, que recebeu 234 indicações, seguida pela Vivo Telefônica, com 101 notificações e a TIM com 87. Os números são da Defensoria Pública do Estado do Rio, que faz acompanhamento de negociação de conflitos entre compradores e fornecedores.

Em três meses de trabalho, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), registrou 1.200 reclamações e 529 finalizações com sucesso. O desempenho das organizações reclamadas no site da Secretaria Nacional do Consumidor pode ser considerado satisfatório.

Para a coordenadora do Nudecon, Larissa Davidovich, a página na internet usada pelo serviço é uma área pública de resolução de conflitos de forma extrajudicial. Pode evitar centenas de ação judiciais, o que acaba sendo bom tanto para os consumidores quanto para as empresas.

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“Essa é mais uma excelente iniciativa que visa a dar poder ao consumidor para que ele possa buscar a solução de seus conflitos diretamente com as empresas e fornecedores. Nós, gestores, monitoramos as respostas dadas aos consumidores, bem como avaliamos casos em que é possível ao fornecedor recusar as reclamações, tudo de forma muito transparente”, avalia.

Larissa informou que as empresas devem utilizar o portal em seu favor para identificar os possíveis pontos que devem receber mais investimentos, de forma a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores insatisfeitos.

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