A formatação do encontro com os candidatos ao Governo do Estado e ao Senado realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) no início de setembro servirá como modelo para a realização de evento similar que será promovido pela Associação Rondoniense de Municípios. A Arom solicitou à AMM orientação para o evento, incluindo os questionamentos apresentados, bem como a Carta Compromisso entregue aos postulantes aos cargos eletivos. O encontro reunirá prefeitos e outras lideranças municipais do estado de Rondônia.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, disse que é importante que as associações estaduais promovam reuniões entre os candidatos e os gestores visando ampliar o debate sobre as propostas que poderão ser implementadas nos próximos anos. “Trata-se de uma oportunidade para que os prefeitos tenham conhecimento das proposições para vários setores, que repercutem de forma significativa na administração municipal”, assinalou.

Leia também:  Inscrições do concurso público da UFMT já estão abertas

A reunião na AMM foi realizada no dia 4 de setembro e contou com a presença dos candidatos ao governo do Estado Lúdio Cabral (PT), José Marcondes Muvuca (PHS), então candidato José Riva (PSD) e Pedro Taques (PDT), além dos postulantes ao Senado Rogério Sales (PSDB), Wellington Fagundes (PR) e Rui Prado (PSD).

Os candidatos ao governo tiveram uma hora para a exposição das propostas e os postulantes ao Senado, 50 minutos. As normas das apresentações foram debatidas com os assessores, que se reuniram na AMM duas vezes.

A apresentação dos candidatos foi elaborada a partir de questionamentos apresentados pela AMM e baseados em demandas dos prefeitos, levantadas a partir de uma pesquisa realizada pela instituição. Após a sua explanação, os postulantes receberam uma Carta Compromisso redigida pela AMM com as principais bandeiras municipalistas.

Leia também:  MT é o Estado do Centro-Oeste com mais rodovias consideradas ótimas; diz CNT

O repasse de recursos de convênios, saúde, educação, infraestrutura, transporte, logística, desenvolvimento econômico e segurança foram alguns dos questionamentos para os candidatos ao Governo. Pacto federativo, emendas parlamentares e o encaminhamento de projetos que impactam na administração municipal foram alguns dos assuntos da pauta com os postulantes ao Senado.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.