Agosto foi o segundo melhor mês do ano nas exportações mato-grossenses de carne bovina segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), onde foi registrado um aumento de 8,19% no volume embarcado na comparação com julho/14.

No entanto, a previsão de que a Rússia, Irã e Egito aumentariam suas compras graças ao fim dos embargos e a liberação de mais frigoríficos aptos a exportar não se confirmou.

De acordo com os economistas, o que realmente tem alavancado as exportações mato-grossenses é o maior apetite de países que já importam há um bom tempo, como a Venezuela e o complexo China, Hong Kong e Macao, que juntos foram os grandes responsáveis por essa alta no volume total embarcado do Estado.

Leia também:  Sine intermedeia mais de mil vagas de emprego em 24 municípios

Ainda conforme os dados, apesar de alguns indicadores econômicos (crescimento e inflação) não serem tão bons fazendo com que a demanda interna apresente um viés de leve queda, a demanda externa pela carne bovina mato-grossense está se mantendo forte, o que é confirmado pelos dados atuais, fazendo com que essa seja um dos motivos para a sustentação do preço elevado da arroba do boi.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.