Foto: Ricardo Costa / AGORA MT
Curiós pretos durante a competição em Rondonópolis – Foto: Ricardo Costa / AGORA MT

O 4º Encontro de Passarinheiros, válido pelo Campeonato Mato-Grossense de Passeriformes, em Rondonópolis, está sendo realizado na sede da AABB, no bairro Vetorasso, até às 14h deste domingo (14). O evento que iniciou às 7h conta com a participação de expositores de Sinop, Jaciara, Dom Aquino, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Poxoréu, Cuiabá, entre outros.

A competição que está sendo realizada em Rondonópolis envolve as espécies: Curió Preto, Curió Pardo e Bicudo. Cada espécie compete em sua modalidade. A premiação para os vencedores são medalhas e certificados.

Segundo o presidente da Associação Ornitológica Amigos de Rondonópolis (Assoron), Gilberto Alves de Oliveira, cerca de 70 pássaros participam em cada modalidade.

Leia também:  Prefeitura abre inscrições para eventos paralelos à Feciti

A competição que é reconhecida pelo IBAMA e pela SEMA, funciona da seguinte forma, a primeira etapa é a fase eliminatória, onde após dez minutos, são selecionados os melhores, em torno de 40 pássaros. Posteriormente, tem a marcação final que dura 15 minutos. Os pássaros classificados de 1º a 30º lugar recebem pontuações e podem participar em torneios espalhados pelo estado.

A competição é dividida em 11 etapas, que são realizadas em várias cidades do estado. Na última etapa realizada em Primavera do Leste, o ganhador da categoria Curió Preto, foi o pássaro Tarumã. Na classificação geral até o fechamento desta matéria, o curió preto, Capial, segue na primeira posição. Na categoria Curió Pardo, o pássaro Romarinho está na liderança o bicudo preto “Gerê”, ocupa o primeiro lugar em sua modalidade.

Leia também:  Atacadão confirma data de inauguração em Rondonópolis

A próxima etapa será realizada no município de Lucas do Rio Verde. O Campeonato Mato-grossense encerra em dezembro, em Cuiabá.

Apesar de não admitir, um dos donos de um curió preto disse que o valor de um pássaro vencedor em competições no estado de Mato Grosso (MT),  pode valer entre R$ 40 a 50 mil

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.