O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

Leia também:  Detran iniciou primeira turma de Pilotagem Segura a motociclistas na Capital

Barra do Bugres

Segundo explicou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ivone da Rocha, o município saiu de um índice nos anos iniciais em 2005 de 3,2 para 4,7 em 2013, índice este, superior a meta projetada de 4,3. 2013. Nos anos finais, de 3,6 em 2005 para 4,2, sendo a meta projetada para 4,4. “A vantagem é que tendo em vista que o índice mede a qualidade da educação, o resultado alcançado representa que a educação no município de Barra do Bugres está melhorando com maiores notas e menos índice de reprovação e abandono”, explicou Ivone.

Com o Ideb a sociedade tem como ampliar a mobilização pela qualidade da educação no município, pois o índice é comparável a nível nacional. O Ideb também tem sua importância ao conduzir as políticas públicas em favor da educação. “A educação tem sido encarada como prioridade em nosso município. O reflexo da educação bem assistida hoje terá o efeito benéfico nos jovens amanhã e isso espelha a sociedade em todos os seus níveis. Educação é a raiz que firma o desenvolvimento.”, comentou Julio Florindo prefeito de Barra do Bugres.

Leia também:  Após 8 dias, incêndio em parque estadual é extinto
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.