O médico da rede pública e candidato a governador Lúdio Cabral (PT) reafirmou na tarde dessa quinta-feira (04), durante encontro na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), compromisso de compartilhar poder e recursos com prefeitos.

Durante o painel “Perspectiva de um Mato Grosso Municipalista”, Lúdio afirmou que esse compartilhamento se dará primeiramente com o respeito imediato à lei que prevê às prefeituras repasse de 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “Mas faremos também transferência fundo a fundo automaticamente para os municípios em áreas como saúde e onde a legislação já permite, mas vamos fazer um estudo para poder ampliar isso também para outros setores”.

A proposta de Lúdio foi comemorada por prefeitos presentes ao evento, principalmente porque o candidato da coligação “Amor a Nossa Gente” frisou que essa medida vai dar maior agilidade e diminuir a burocracia. “No caso da saúde, isso vai permitir implementarmos medidas como ampliar de 60% para 85% a cobertura dos programas de atenção básica, revitalizar 55 hospitais municipais, entre outras ações importantes para setores estratégicos como a saúde”, completa.

Um governo descentralizado que compartilha poder com municípios e voltado à infraestrutura, logística e políticas sociais foi a tônica do pronunciamento de Lúdio, que estava acompanhado da esposa Ana Regina Ribeiro.

“Faremos um governo de união e proximidade com população e municípios, além de implantar 12 sedes do Governo Descentralizado Regional (GDR), ampliando esse número para 19 futuramente e inovando na relação com as prefeituras”, completou Lúdio, ao alegar que o atual modelo centrado basicamente na assinatura de convênios burocratiza ações do poder público, além de gerar descontinuidade em políticas que não podem ser interrompidas.

Lúdio ainda reafirmou compromisso que foi ao encontro das reivindicações de prefeitos presentes, como a conclusão em 2015 do programa MT Integrado, o que permitirá ligar os 141 municípios com asfaltamento, além de recuperar a malha viária do Estado, pavimentando e recuperando mais de 1,6 mil km.

 

 

Advertisements
Leia também:  Vereador Rodrigo da Zaeli propõe projeto que beneficia servidores públicos

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.