Em meio a acusações de interesse eleitoral em relação ao atraso na divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano, o ministro da Educação, Henrique Paim, minimizou o fato ao dizer que o governo está tomando o cuidado necessário para publicar as informações porque elas “colocam em xeque a gestão de Estados e municípios”.

Segundo reportagem do jornal “O Globo”, o governo federal já tem as informações consolidadas prontas para divulgação. Os dados foram repassados para a Casa Civil há 15 dias e já passaram pelo crivo técnico do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação. A pasta é responsável pelas avaliações federais.

Leia também:  Vereadores participam de reunião sobre a elaboração do novo Plano Diretor

O MEC informou nesta quarta-feira (3) que os dados serão publicados até sexta-feira (5). Porém, questionado sobre cumprir tal prazo, Paim se limitou a dizer: “estamos preparando e vamos avisar a vocês”.

Ontem, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO), presidente da Comissão de Educação do Senado, afirmou ao jornal “Valor Econômico” que irá convidar o ministro a explicar no colegiado os motivos do atraso.

“Se a comissão do Senado nos convocar, terei o maior prazer [em ir]. Esse governo tem o DNA voltado para a questão da avaliação e a divulgação de dados. Temos muita tranquilidade em relação a isso. Queremos ter toda a segurança para divulgar esses números. O resultado coloca em xeque a gestão dos estados e municípios, por isso temos todo o cuidado em divulgar”, disse Paim.

Leia também:  Vereadores denunciam compra e armazenamento ilegal de merenda escolar

O Ideb é o principal indicador da qualidade do ensino do país. Divulgado de dois em dois anos, é calculado a partir do desempenho de alunos em testes de português e matemática e das taxas de aprovação no ensino fundamental e médio. É a partir do Ideb que é possível monitorar o desempenho de gestores municipais e estaduais na Educação, além de saber se o país está cumprindo as metas estabelecidas para cada etapa de ensino.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.