O candidato ao governo Pedro Taques (PDT-MT) apresentou, nesta quarta-feira (17.09), os compromissos assumidos com o setor da cultura, em evento na Casa Barão de Melgaço, sede da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). O pedetista ouviu reclamações e sugestões de produtores culturais, artistas e outros cidadãos que acompanharam a exposição pública.

O líder da oposição assegurou um governo com ampla participação social nas políticas públicas e na gestão cultural, de modo que os cidadãos ajudarão a decidir como os incentivos devem ser feitos. Para estimular a função social e econômica das manifestações culturais, o candidato ao governo pretende incrementar o orçamento da Secretaria de Cultura.

“É imprescindível o planejamento cultural, o estabelecimento de diretrizes, de instituições e de atividades culturais em todo o estado. Este envolvimento multissetorial proporcionará a efetividade das políticas públicas e a valorização do patrimônio cultural do estado de Mato Grosso. No âmbito da administração pública, a priorização da cultura contará com ferramentas de educação, comunicação e democratização das atividades, de forma que toda pessoa tenha acesso ao bem e ao saber cultural”, afirmou Pedro Taques.

Leia também:  Grampos ilegais levam Paulo Taques para a cadeia

O candidato do PDT também assumiu o compromisso de criar arenas culturais nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital do Estado, e em Poconé, na região pantaneira.

“Nossa diversidade cultural e patrimônio histórico precisam estar inclusos nas políticas estaduais. Não podemos aceitar que nossas raízes se percam pela falta de gestão de quem é responsável por administrar o Estado. A atual situação da cultura pode e deve mudar. E nós temos condições de fazer isso”, afirmou.

Durante sua exposição, Pedro Taques abordou ainda a necessidade de fiscalização dos recursos aplicados em projetos culturais. Para ele, o acompanhamento dos projetos, por meio de uma equipe técnica, beneficiará o setor, ao assegurar que o dinheiro chegará à finalidade para a qual foi destinado.

Leia também:  Vereador Thiago Silva reivindica sinalização de trânsito no Jardim Serra Dourada

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.