Começou ontem (2) e segue até o próximo domingo (7), a coleta de assinaturas para o Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte Exclusiva à Reforma Política.  Além de urnas presenciais a votação pode ser feita online na página do plebiscito. Para que o voto seja computado é necessário informar o nome e o CPF.

Através do plebiscito, que acontece durante a semana da pátria, a população decide se deseja ou não a convocação da Assembleia Constituinte para a reforma da política brasileira. A principal reivindicação feita pelas entidades é que a reforma do sistema político brasileiro ponha um fim no financiamento privado de campanhas eleitorais. O objetivo é coletar 10 milhões de votos favoráveis para pressionar o Congresso Nacional, maior número de assinaturas já atingido por um plebiscito popular no Brasil.

Leia também:  Temer diz que se não tiver votos, reforma da Previdência ficará para fevereiro

No 2013, em meio à crise provocada pelas manifestações no mês de junho, a presidente Dilma Rousseff (PT) lançou a possibilidade de uma constituinte exclusiva para a reforma política, mas a ideia nunca saiu do papel.

Início do manifesto - Foto: Ricardo Costa / AGORA MT
Início do manifesto – Foto: Ricardo Costa / AGORA MT

O PLEBISCITO

O plebiscito popular é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. Através dele é possível que milhões de brasileiros expressem sua vontade política e pressionem os poderes políticos a seguir a vontade da maioria do povo.

Neste plebiscito popular que luta por uma Assembleia Constituinte, o cidadão tem apenas uma questão para responder “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?

Leia também:  Recurso para apagar mensagens enviadas por engano no Whats começa a ser liberado

O que é uma Constituinte?

É a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras e o funcionamento das instituições de um Estado por meio da Constituição. A Constituição Federal vigente no país é de 1988.

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.