Um dos cenários mais lindos de Mato Grosso ainda pouco explorado pelo turismo no Brasil, recebeu neste último final de semana a Caminhada Internacional da Natureza, Circuito Quilombolas.

Este ano o evento contou com dois percursos diferenciados, um ‘moderado’, com 8 KM, dentro dos padrões da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), Confederação Nacional de Esportes Populares e Ong Anda Brasil, promotoras da Caminhada Internacional, juntamente com o Governo de Estado de Mato Grosso e o percurso ‘severo’, com 10 KM, onde o caminhante, além de conhecer as trilhas entre as duas comunidades, teve a oportunidade de conhecer o Sato do Vão Grande, um Cânion formado por morros cortado pelo rio Jauquara, percorrendo dentro da mata ciliar totalmente preservada. Os participantes ainda atravessaram o Rio Jauquara até a Cachoeira do Salto no município de Barra do Bugres.

Leia também:  Faixas de pedestres em 3D são criadas para 'forçar' parada de motoristas em Primavera

O Circuito Quilombola contou com a participação de dezenas de caminhantes que tiveram a sua disposição, transporte até o local que fica a cerca de 74 quilômetros de Barra do Bugres-MT, além de alimentação, guias e todo um aparato de segurança para que pudesse desfrutar de uma boa caminhada. “É maravilhoso participar dessas caminhadas, principalmente em um lugar admirável e ainda pouco explorado como aqui na comunidade Quilombolas. Este evento ajuda na conscientização de como é importante preservar a natureza, além de divulgar o local”, disse Mariano Leal, um dos participantes mais assíduos de caminhadas organizadas no Brasil e no exterior.

No local estiveram presentes a equipe da Sedtur de Cuiabá e ainda ajudaram na organização do evento a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Barra do Bugres juntamente com a equipe médica da Secretaria de Saúde do município. “Dá trabalho, mas é gratificante organizar a caminhada da natureza. O mais importante é poder contar com o apoio de todo o pessoal que ajudou a organizar, como a equipe da saúde, da secretaria municipal de turismo e funcionários da prefeitura que se dispuseram para ajudar. Esperamos todos na próxima caminhada e fica aqui o convite para que as famílias e pessoas que ainda não desfrutaram do prazer de participar de uma caminhada, para que façam sua inscrição e participem no ano que vem. É maravilhoso!”, disse Alessandra de Carvalho, Turismóloga do município e principal responsável na organização do evento.

Leia também:  Professor de MT é finalista de premiação nacional
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.