Foto: Reprodução
Simulador de Votação de Urna Eletrônica com candidatos fictícios – Foto: Reprodução

Faltando sete dias para a votação nas eleições 2014, os eleitores já podem se familiarizar com o funcionamento das urnas eletrônicas. Disponível na internet pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Simulador de Votação na Urna Eletrônica permite que o eleitor treine o voto de maneira semelhante ao dia do pleito, porém com candidatos fictícios.

A ordem de votação no Simulador de Votação na Urna Eletrônica é a mesma que ocorre no dia das eleições. O eleitor vota primeiro para deputado estadual ou distrital, depois deputado federal, senador, governador e para presidente da República. O TSE disponibiliza na página de simulação, para cada cargo, uma lista de candidatos e partidos fictícios: Partido dos Ritmos Musicais, Partido dos Esportes, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore). Para navegar pelos partidos o usuário basta usar as setas para direita e esquerda na filipeta de candidatos
que ficam no alto da página.

Leia também:  Sérgio Moro condena o ex- gerente da Petrobrás a 15 anos e 2 meses de prisão

No Simulador, o eleitor escolhe qual o tipo de eleição quer participar. As opções são “Urna – Eleição 2014 – Brasil”, onde vota para os cargos: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e para presidente da República; “Urna – Eleição 2014 -Distrito Federal”, onde o eleitor escolhe o deputado distrital, ao invés de deputado estadual; “Urna – Eleição 2014 – Exterior” disponível para aqueles eleitores que residem ou exercem o direito de votar em outro país; “Urna- Eleição 2014 – Voto em trânsito”, onde o eleitor simula a votação como se estivesse em trânsito, ou seja, fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição. Nas opções para votar no exterior e em trânsito, o eleitor vota apenas para os cargos de presidente e vice-presidente.

Leia também:  Janot recusa transmitir cargo para sua sucessora Raquel Dodge
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.