A partir da 7h deste sábado (13) a Secretaria de Saúde do Município, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza o ‘Dia D’ de vacinação antirrábica na zona urbana da Rondonópolis, que será distribuído em 54 postos de atendimento em várias regiões da cidade.

Segundo estimativa da gerente da Vigilância Ambiental do Município, Fátima Melo, a meta é atingir 26 mil cachorros e cinco mil gatos. “Apesar de estarmos fazendo a busca ativa através de nossos agentes de saúde, nós temos de contar com a procura popular, esperamos imunizar mais de 30 mil animais”, confirmou.

O planejamento para o dia ‘D’ envolve unidades de saúde, escolas e sedes de associações comunitárias. Ao todo, cerca de 250 profissionais deverão estar envolvidos no trabalho.

Leia também:  2ª Noitada de Boxe Olímpico acontece em Rondonópolis

Fátima ainda salienta a importância de responsáveis maiores de idade levarem os cachorros, especialmente quando os animais têm um histórico de agressividade.

“Rondonópolis tem a raiva canina praticamente erradicada, mas isto não significa que já deixou de ser uma preocupação, segundo a gerente. A prevenção foi o que nos fez chegar neste quadro atual. Se faltarmos com ela podemos retornar com o problema”, recomenda Fátima Melo.

Locais de vacinação no dia D

Os postos de vacinação estarão instalados nas unidades de Estratégia da Saúde da Família – ESFs (antigos PSFs), nos Centros de Saúde, na Associação de Moradores do Coophalis, na Escola Municipal da Vila Rosely, Escola Maria de Lima Cadidé, Residencial das Acácias, Policlínica, Praça Brasil, Farmácia de Manipulação, Escola Irmã Elza Giovanella, Residencial Dom Osório, Escola Tancredo Neves, Escola Albino Dantas, Escola Odorico Rosa, Creche do Bairro Vila Rica, Escola Municipal Princesa Isabel, Centro Comunitário Cidade de Deus, Residencial Alfredo de Castro, Igreja Católica do Jardim Adriana, Escola Municipal Bernardo Venâncio e no próprio CCZ.

Leia também:  Pátio reconhece problema, mas nega fechamento da Coder
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.