Está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores um projeto de lei que institui, em Rondonópolis, a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência. A proposta é de autoria do vereador Thiago Silva (PMDB). O parlamentar explica que o projeto prevê que a semana englobará o dia 26 de setembro, data em que é lembrado o Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência. “A agenda desta semana deverá ter a participação de todas as Unidades Básicas de Saúde, na Rede Municipal de Ensino e nas demais repartições públicas municipais. O objetivo será de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”, disse o autor do projeto.

Leia também:  Noivo de vereadora agride ex-prefeito e caso vai para delegacia

De acordo com Thiago Silva, mais de um quarto das meninas e mulheres com idades entre 15 e 24 anos não usam anticoncepcionais ao iniciar a sua vida sexual. “Os jovens precisam ter orientação sobre os contraceptivos para tomarem decisões conscientes sobre quando desejam tornarem-se pais. O Dia Mundial de Prevenção de Gravidez na Adolescência (26 de setembro) é uma iniciativa internacional que busca aumentar a conscientização e o conhecimento da contracepção e saúde reprodutiva. Este dia é lembrado em cerca de 70 países no mundo inteiro, com muitas atividades”, ressalta o vereador.

Segundo o peemedebista, o que ele propõe no projeto é que sejam realizadas no município de Rondonópolis, anualmente, ações com o intuito de levar ao conhecimento dos jovens por meio de ações educativas, mostrar que existem métodos contraceptivos e indicar que os adolescentes têm acesso a diversas alternativas que são medidas para reduzir o número de gravidez indesejável nessa faixa etária. “Os pais, educadores e os próprios médicos podem e devem orientá-los sobre como evitar uma gravidez precoce e, principalmente, que estes jovens são responsáveis e devem escolher qual caminho seguir de forma consciente, uma vez que, ter uma gravidez no início da vida pode levar à uma série de complicações”, externou Thiago Silva.

Leia também:  Pesquisa indica vitória de Leonardo Bortolin em Primavera
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.