A prefeitura de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Departamento de Turismo, promoveu neste fim de semana, de 17 a 19, o I Fórum Regional de Turismo, envolvendo vários municípios da região das nascentes Platina Amazônica. O objetivo do evento foi discutir questões estratégicas e operacionais relacionadas às atividades turísticas do receptivo da região, por meio de palestras, oficinas e visita técnica.

A abertura foi realizada na tarde de sexta-feira, e contou com a participação de representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM e da Associação dos Municípios com Potencial Turístico – Amptur. O superintendente da AMM, Darci Lovato, representou o presidente da instituição, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, na reunião. A Amptur foi representada pela coordenadora executiva, Leila Fraga. O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), Secretaria de Estado de Cultura (Sec), representantes dos municípios e autoridades locais.

Leia também:  Municípios de Mato Grosso são destaque em pesquisa nacional

O superintendente da AMM, Darci Lovato, disse que os municípios mato-grossenses possuem grandes potenciais turísticos que podem ser desenvolvidos.  Ele frisou a importância da reativação da Amptur, que contribui para a organização do turismo nos municípios, por meio de projetos de desenvolvimento. Lovato elogiou a iniciativa da realização do fórum pela prefeitura, que está trabalhando pelo fortalecimento do setor.

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Mauro Valter Berft, ressaltou o potencial natural do município e importância do evento. “Campo Novo já é procurado por muitas pessoas que se surpreendem com nosso potencial, precisamos canalizar para que se organize e o turismo aconteça. É uma oportunidade de aprender e fazer do turismo uma atividade econômica”, comentou.

Leia também:  Membros do Conselho Estadual de Cultura tomam posse nesta quarta-feira

O secretário de Cultura e Turismo, Vanderlei César Guollo, disse que o Fórum se propôs a discutir a implantação de políticas públicas de Turismo na região. Ele disse, ainda, que os municípios possuem muitos  potenciais comuns, com diversas belezas naturais. Segundo ele, todas as possibilidades que o turismo oferece podem ser transformadas em grandes oportunidades.

A coordenadora executiva da Amptur, Leila Fraga, parabenizou o município pela realização do evento e destacou a importância da participação dos secretários e prefeitos  para o  fortalecimento do turismo. “Os municípios têm um grande potencial, mas é necessário um engajamento efetivo dos agentes públicos e da comunidade para o fortalecimento do setor, que poderá representar o desenvolvimento econômico de várias regiões de Mato Grosso”, afirmou.

Leia também:  Cai 28% o número de roubo de aparelhos celulares em Mato Grosso

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.