A pressão arterial é a força aplicada pelo sangue nas paredes das artérias quando o coração bombeia o sangue. Se a pressão arterial permanece elevada ao longo do tempo, pode levar a outros problemas de saúde, como doenças coronárias, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, dentre outras.

A pressão arterial alta se desenvolve ao longo dos anos e afeta grande parte da população mundial, inclusive causando um numero elevado de óbitos.

Apesar de assustar e ser uma doença cronica, a hipertensão é facilmente detectável e pode ser controlada através de uma dieta balanceada e com a pratica de exercícios físicos.

Causas e Sintomas

Você está com hipertensão quando sua pressão arterial esta em muitos momentos da sua vida acima de 14/9.

As principais causas da hipertensão são algumas doenças, gravidez, certos medicamentos, obesidade, alimentação rica em sódio, tabaco, estresse, dentre outros.

Os sintomas de pressão arterial incluem fortes dores de cabeça, náuseas, vômitos, tonturas, fadiga, alteração da visão e momentos de confusão.

Existem medicamentos que ajudam a baixar a pressão arterial, a maioria deles possuem efeitos colaterais.

Porém é possível controlar a pressão alta naturalmente, e uma das opções é comer os alimentos certos.

Dito isto, veja nossa lista de alimentos para controlar a pressão alta.

Alimentos Para Controlar a Pressão Alta

1. Abacates

Abacates são ricos em potássio, que é necessário para manter a sua pressão arterial em níveis aceitáveis. Além de potássio o abacate fornece outros minerais, vitaminas, gordura monoinsaturada e fitonutrientes.

Substituir a manteiga ou maionese por um purê de abacate maduro em um sanduíche ajuda a impedir a obstrução das artérias.

A gordura monoinsaturada encontrada no abacate reduz o colesterol LDL, que é prejudicial para o corpo.

O teor de fibra no abacate ajuda a limpar nosso sistema coronário.ESPINAFRE

2. Espinafre

Este é um alimento rico em ácido fólico, que é útil para diminuir o risco de hipertensão. Vegetais folhosos verdes possuem baixas calorias e fornece potássio e magnésio necessários para manter o nível de pressão sanguínea em níveis adequados.

Consumi-lo em saladas e sanduíches vai te ajudar a reduzir a hipertensão. Contém proteína equilibrada e antioxidantes que reduzem a pressão arterial. Os peptídeos ajudam a diminuir a pressão arterial.

Para obter maiores benefícios use espinafre cozido no vapor em suas saladas.

Leia também:  Conheça 8 tipos de sal e aprenda a usá-los

 
3. Leite desnatado

O leite desnatado entra nessa lista devido ao fato de conter cálcio e vitamina D. Estes nutrientes trabalham em conjunto para reduzir a pressão sanguínea em até 10%.

Reduz a gordura ou colesterol que bloqueia as artérias e causam o aumento da pressão arterial. As baixas calorias presentes no leite desnatado são excelente para uma dieta saudável.

4. Feijão

O feijão é altamente nutritivo e rico em fibras solúveis. Além de possuírem magnésio e potássio, que são excelentes para a redução da pressão arterial elevada.

Eles são a forma mais barata de obter o suprimento nutricional para melhorar a saúde em geral além de ajudar na redução da pressão arterial. Você pode adiciona-los em diversas situações, como nas saladas e sopas, feijão contêm vitaminas, minerais e fibras que ajuda a reduzir o colesterol, e consequentemente a pressão arterial.

5. Alho

O alho contém enxofre e tem propriedades anti-inflamatórias. Eles ajudam a remover os depósitos de gordura nas artérias e prevenir doenças coronárias.

Como usar?

Coma um dente de alho por dia e veja sua pressão arterial reduzir dentro de 2-3 meses. Use alho em suas receitas, para facilitar use alho em pó. Você também pode consumir suplementos de alho que estão disponíveis no mercado.Foto: Divulgação

6. Bananas

As bananas são uma fonte rica em potássio e, consequentemente, ajudam a reduzir a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral. Por serem pobres em sódio, acabam sendo um alimento ideal para as pessoas com pressão arterial elevada..

Como usar?

Consuma pelo menos uma banana por dia, afim de obter quantidade de potássio necessária para o corpo. Você pode adicionar ao seu café da manhã ou use as bananas congeladas em fatias como lanches. Você também pode fazer uma vitamina com leite desnatado.

7. Amêndoas

Amêndoas contêm proteína e gordura saudável. A boa gordura ajuda a baixar o nível de colesterol e também reduz a pressão sanguínea elevada. Além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

As gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o colesterol e prevenir inflamações da artéria. Isto, por sua vez, reduz a pressão arterial
A presença do mineral potássio nas amêndoas reduz o efeito negativo do sódio em pacientes com elevada pressão sanguínea

Leia também:  Problemas de visão entre as crianças: como notar os sintomas?

8. Azeite

O azeite de oliva contém antioxidantes conhecidos como polifenóis, que tem o poder de combater os radicais livres. A polifenóis evitam a oxidação do colesterol LDL.

Quando ocorre a oxidação do colesterol LDL, ele fica depositado sobre as paredes arteriais, causando um aumento da pressão arterial.

O azeite de oliva também contém ácido oleico que reduz a pressão arterial.

Para obter maiores benefícios do azeite de oliva, evite aquecer o mesmo. Você pode usá-lo nas saladas, nos legumes ou misturado ao feijão.Tomate

9. Tomates

Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante natural que protege o corpo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Licopeno e carotenóides presentes no tomate ajudam na redução da pressão arterial e na prevenção do risco de doenças cardíacas associadas.

Os tomates são benéficos para a saúde em geral do corpo, já que contém vitaminas A, C e E e nutrientes como potássio e cálcio.

Consumir diariamente 250ml de suco de tomate puro por dois meses ajudará a reduzir a pressão arterial.

10. Aipo

O aipo contém um composto especial denominado 3-n-butil ftalato, que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos. Isto ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

Ele contém minerais como potássio, cálcio e magnésio, que também ajudam a reduzir a pressão arterial.

Você pode usá-lo em preparações alimentícias.

Pode usar aipo cru em saladas, bem como sopas.

Consuma aipo quatro vezes ao dia para diminuir a pressão arterial.Foto: Divulgação

11. Chocolate

Chocolates contêm cacau, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, causando redução na pressão arterial. É necessário o uso de chocolates que contêm, pelo menos, 70% de cacau em sua composição.

Coma um pequeno quadrado de chocolate por dia, durante três a quatro meses. O chocolate é rico em calorias, assim consuma pequenas quantidades. Sem risco de causar ganho de peso.
Escolha chocolates como menos açúcar e sem leite para obter o máximo efeito

12. Salmão

Salmão contém ômega-3 e ácidos graxos EPA, que ajudam a reduzir inflamações, uma das principais causas da pressão arterial.

Este peixe de água fria é rico em proteínas e tem baixo teor de gordura, tornando-se extremamente benéfico para pessoas com pressão arterial alta.

Leia também:  Pular o café da manhã atrapalha a boa nutrição das crianças

Não frite o salmão. A fritura vai mudar a estrutura das proteínas e reduzir o valor nutricional. Consuma pelo menos 100 gramas de salmão assado ou grelhado diariamente.

Se você não gosta comer peixe, tome suplementos a base de óleo de peixe.

13. Sementes de linhaça

Esta semente contém mais ômega-3 do que os salmões, também fornecem ômega-6. A linhaça possuem propriedades anti-inflamatórias e também ajuda a reduzir a pressão arterial.

As sementes de linhaça ajudam a prevenir o endurecimento dos vasos sanguíneos, assim evitando a criação da placa bacteriana que se depositam no interior das artérias.

A semente de linhaça também reduz o nível de colesterol ruim ou LDL.

Reduz a inflamação, ajudando na prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.

14. Batatas

Eles são ricas em potássio e magnésio, necessários para a boa saúde do coração. Se o seu nível de potássio for baixo, seu corpo vai reter mais sódio, levando a uma alta da pressão arterial.

Alimentos ricos em potássio impedem a retenção de sódio, assim reduzindo a pressão arterial.

Magnésio garante o livre fluxo de sangue através das artérias.

A Batata ajuda a manter o equilíbrio mineral no corpo, mantendo a pressão arterial em níveis mais baixos.melancia

15. Melancia

Melancia também contém o fitonutriente carotenóide, licopeno, que dá o tom avermelhado a alguns alimentos. É importante para a saúde cardiovascular, uma vez que tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

A citrulina presente na melancia ajuda a relaxar a musculatura lisa ao redor das artérias, garantindo o livre fluxo de sangue, portanto, reduzindo a pressão arterial.

Consuma a melancia sem sementes e desfrute dos seus benefícios para a saúde.Você pode usar sementes de melancia torradas como aperitivos. Use como um bom complemento para as saladas.

Se você tem sintomas de pressão alta, é necessário verificar a sua pressão arterial regularmente. Uma dieta voltada a prevenção da hipertensão, pode lhe poupar de alguns aborrecimentos futuros.

Faça mudanças no seu estilo de vida, inclua esses alimentos para controlar a pressão alta em sua alimentação diária e comece a praticar exercícios físicos, nem que seja uma simples caminhada.

Para maximizar seu tratamento, procure um medico de sua confiança.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.