O sistema de fiscalização eletrônica entrará em funcionamento a partir do dia 03 de novembro, conforme foi anunciado pelo Secretário de Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira (PSDB), em uma coletiva, realizada na manhã de hoje (24) na sala de reuniões anexa ao gabinete da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. A reunião contou com a presença do prefeito, Percival Muniz (PPS), o vice Rogério Salles (PSDB) e representantes do poder legislativo, segurança pública, das empresas vencedoras do processo licitatório e da sociedade civil.

Coletiva realizada na sala de reuniões anexa ao gabinete da Prefeitura Municipal - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Coletiva realizada na sala de reuniões anexa ao gabinete da Prefeitura Municipal – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O sistema tem como objetivo dar mais segurança para o trânsito na cidade, para os motoristas e pedestres, mobilidade urbana, modernização e principalmente a redução do número de acidentes no município.

Os equipamentos que já foram instalados e devem começar a funcionar no início de novembro, pois já passaram pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). Ao todo são 15 radares fixos, 13 monitores de avanço semafóricos, dois radares portáteis, 12 lombadas eletrônicas e quatro painéis de mensagens para alertas de utilidade pública.

Leia também:  Bazar de roupas, móveis e eletrodomésticos da Casf acontece no sábado

As medidas adotadas para garantir a segurança no trânsito compreende fiscalização eletrônica, a implantação do Rotativo Rondon e a instalação de um pátio de guarda e remoção de veículos apreendidos por infração.

O secretário Argemiro Ferreira apresentou um levantamento quanto ao número de infrações entre os dias 1º a 31 de agosto. Durante o período de teste dos equipamentos, contando apenas os radares fixo e os avanços de semáforo, foram registradas 2.017.906 milhões de passagens no sistema, destas foram notificadas 234.593 infrações de trânsito.

No mês de setembro, entre os dias 1º a 30, de acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, houve uma redução no número de infrações. Segundo o secretário, Argemiro Ferreira, isso ocorreu devido a inserção das lombadas eletrônicas.

Contando os radares fixos, avanços semafóricos e também as lombadas eletrônicas, foram contabilizados 3.312.000 registros de passagens, das quais foram feitas 176.135 notificações de trânsito.

Leia também:  Sarau literário do Ceac acontece em Rondonópolis

O sistema eletrônico vai funcionar todos os dias, das 6h às 22h para excesso de velocidade, parada sobre as faixas e avanço dos semafóricos.

Quanto ao funcionamento do pátio de guarda e apreensão, que está localizado na Cidade Salmen, a previsão é que seu funcionamento comece no dia 21 de novembro deste ano. Onde serão destinados os veículos autuados por infração à legislação de trânsito. O pátio poderá ser utilizado pela Setrat, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Federal.

O rotativo Rondon que tem como objetivo promover a rotatividade das vagas existentes, disciplinando o espaço urbano, irá funcionar no quadrilátero central da cidade e passará a funcionar a partir do dia 07 de dezembro deste ano. São destinadas 5.200 vagas para carros e 1.800 para motocicletas. O valor cobrado pela hora será de R$ 2,50. Conforme o secretário ainda haverá uma nova reunião para definir alguns pontos com relação ao Rotativo Rondon.

Leia também:  Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação define metas para os próximos dez anos

Argemiro Ferreira ainda informou que 100% do dinheiro oriundos do pátio de guarda e fiscalização eletrônica serão destinados diretamente ao trânsito, seja por mobilidade, estrutura e educação.

O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
O secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Confira abaixo os locais da fiscalização eletrônica:

– Lombadas Eletrônicas

  • Avenida Brasil;
  • Avenida Lions Internacional;
  • Rua Dom Pedro II;
  • Rua Fernando Correa da Costa;
  • Rua Barão do Rio Branco (UPA);
  • Rua Barão do Rio Branco Fórum.

Radares Fixos

  • Avenida Bandeirantes / Jardim Flores;
  • Avenida Presidente Médici;
  • Rua Fernando Correa Costa;
  • Avenida Júlio Campos;
  • Avenida Estudantes (MT-270).

Avanço Semafórico

  • Rua Dom II/ Avenida Dom Wunibaldo;
  • Rua Dom Pedro II / Avenida Bandeirantes;
  • Rua Barão do Rio Branco / Avenida Frei Servácio;
  • Rua Fernando Correa Costa / Av. Dom Wunibaldo.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.