Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Guaraná em pó ajuda a emagrecer e previne doenças como o câncer
SAúDE E BEM-ESTAR

Guaraná em pó ajuda a emagrecer e previne doenças como o câncer

Fonte: Da redação com Bolsa de Mulher
VIA

Uma fruta tipicamente brasileira, o guaraná pode ser ingerido na forma de refrigerante, xarope e pó. Ao contrário das duas primeiras opções, o guaraná em pó não contém açúcar ou aditivos químicos e constitui o extrato mais puro da fruta, que além de garantir uma dose extra de energia, fortalece o sistema imunológico e é uma grande aliada do emagrecimento.Foto: Ilustrativa

Esta frutinha amazônica é rica em cafeína e fitoquímicos, como xantina, catequinas e taninos. Os fitoquímicos são substâncias presentes nos vegetais que tem efeito benéfico à saúde e agem ativamente na melhora de enfermidades.

Benefícios do guaraná em pó

Ajuda a emagrecer
A ação termogênica do guaraná em pó acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e contribuindo consideravelmente para a perda de peso. “Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir”, afirma a nutricionista da clínica Super Healthy, Paola Moreira.

Efeito estimulante
Cafeína e teobromina presentes na fruta ajudam a espantar o sono, aumentam a concentração e dão mais disposição para encarar o dia. “Uma boa opção pode ser utilizá-lo antes da atividade física”, indica a especialista.Foto: Ilustrativa

Prevenção de doenças
Outro fitonutriente encontrado no guaraná é a catequina, que possui forte ação antioxidante, antiviral e bactericida. Desta forma, consumindo uma colher de chá por dia do pó de guaraná, você combate os radicais livres que estão associados ao surgimento de tumores e provocam o envelhecimento precoce, fortalece o seu sistema imunológico e previne de uma série de doenças, como o câncer.

Contraindicações
O guaraná em pó deve ser evitado por pessoas com hipertensão, uma vez que a cafeína exerce efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, músculos cardíacos e sistema respiratório. “Indivíduos com doenças gástricas, como gastrite e úlcera, não devem fazer uso do guaraná, pois ele aumenta a secreção de ácido gástrico”, complementa a nutricionista. O consumo também é vetado às gestantes e mulheres que estão amamentando.
Vale ressaltar que se consumido em excesso, o pó de guaraná pode provocar ansiedade, inquietação, irritabilidade, tremores, perda de apetite, tensão muscular e palpitações no coração devido ao teor de cafeína.

Sugestão de consumo

Suco de maçã
Maçã vermelha com casca, polpa de framboesa, guaraná em pó, ameixa preta seca e gelo. Bata tudo no liquidificador.Foto: Reprodução / Internet

Suco de abacaxi
2 fatias de abacaxi, polpa de amora, guaraná em pó e mel. Acrescente gelo e bata no liquidificador.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas