Agora MT Cidades Rondonópolis No dia das crianças, idoso chega aos 109 anos em Rondonópolis
RONDONóPOLIS

No dia das crianças, idoso chega aos 109 anos em Rondonópolis

Fonte: Por Jéssica Estellen
VIA

Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
Seu Bonifácio diz ter orgulho de ter dedicado tantos anos ao campo – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

O dia 12 de outubro é conhecido nacionalmente por ser celebrado o Dia das Crianças, porém para uma família em Rondonópolis, a comemoração é pelos 109 anos do senhor Bonifácio Nunes de Siqueira, que apesar da longevidade é conhecido por ter a saúde de um menino e o espírito jovial.

A equipe de reportagem do AGORA MT foi recebida na residência de uma das filhas do idoso. Durante a entrevista, ele recordou partes de sua história juntamente com a filha Otília e o genro André.

Nascido na região do Pantanal, Bonifácio sempre foi amante de montaria, trabalho braçal, festas e namoros. Trabalhou praticamente toda a vida como lavrador e tem orgulho de ter dedicado tantos anos da vida ao campo. “Eu trabalhava em roça, colhia os mantimentos, engordava porco, trabalhava muito com ferramentas, corredor de boi,” destacou.

Uma das maiores paixões durante a trajetória do idoso foi à montaria. Era nítido nos olhos o brilho que exalava ao falar de cavalos e bois. “Eu gostava de montar em cavalo bravo. Era canhoto, bom na laçada, no meio de 12 peões eu não tinha inveja de ninguém,” orgulhou-se Bonifácio.

O centenário ainda falou sobre as festas. “Eu festava demais, gostava de tomar uma pinga, teve um ano que eu festei uns nove dias seguidos, eu gostava muito do Siriri e Cururu” disse o velhinho.

Seu Bonifácio é conhecido por ter tido muitas namoradas. “Eu era muito namorador, as mulheres me achavam bonitão, chegavam a mim, eu ia correr?” destacou o idoso.

Apesar de muito namorador, ele casou-se apenas uma vez aos 56 anos com a mãe de Otília, Antônia Feliciano da Costa, que tinha 15 anos. O casamento durou apenas seis anos, já que após a última gravidez, Antônia teve eclampse e faleceu. Com ela, Bonifácio teve seis filhos, mas a caçula não resistiu também e faleceu.

A saúde de Bonifácio é tida pela filha como a de um menino - Foto: Varlei Cordova / AGORA MT
A saúde de Bonifácio é tida pela filha como a de um menino – Foto: Varlei Cordova / AGORA MT

Após a morte da esposa, ele criou os filhos praticamente sozinho. “Vinha gente da Bahia pedir meus filhos, mas eu dizia não, eu que ia cria-los,” ressaltou Bonifácio.

De histórias anteriores, ele teve mais cinco filhos, com quatro mulheres diferentes. Quanto ao número de netos e bisnetos, a família não soube precisar o número exato devido ao pouco contato com os primeiros filhos de Bonifácio, mas acreditam que ele tenha mais de 30 netos.

Otília também só soube informar os bisnetos de um casamento, ao todo são 9 bisnetos e disse que não tem informação que ele tenha tataranetos.

Seu Bonifácio está em Rondonópolis, há pelo menos 20 anos, diz sentir saudades do campo, mas que não devido à idade não quer voltar.

“É doído para quem trabalhou como eu, ver os outros trabalhando,” disse Bonifácio com os olhos cheios d’agua.

Ao ser indagado sobre o segredo para chegar aos 109 anos, ele disse não haver uma fórmula para isso, mas que talvez o trabalho braçal e o guaraná ralado possam tê-lo ajudado.

Dentre as histórias que tem orgulho, ele destacou ter conhecido Marechal Rondon. “Conheci o general Marechal Rondon, ele mandava três homens levantar os postes, ele era decidido,” lembra.

Com relação a saúde de Bonifácio, a filha Otília disse que ele não tem nenhuma doença, apenas está enfrentando um problema de hérnia.

“Ele não tem colesterol, nem diabetes, a médica fica até espantada com os exames dele, diz que ele tem a saúde de um menino,” destacou Otília.

Relacionadas

Nível do Rio Vermelho sobe em Rondonópolis e região do Miau fica alagada

Desde o último sábado (23), Rondonópolis-MT ‘trocou’ o calor extremo por um clima mais ameno, já são quatro dias seguidos de chuvas. Junto a...

PRF apreende cerca de 17 kg de drogas e homem de 37 anos é preso em Rondonópolis

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 17 kg de drogas que estavam em um veículo que seguia pela BR-364, no último sábado...

Mulher de 28 anos fica ferida após colisão entre duas motos no Parque São Jorge

Um acidente de trânsito foi registrado no final da tarde deste domingo (24) no cruzamento entre as ruas São Pedro e Três, no bairro...

Campanha de vacinação contra a gripe começa na quarta-feira (27) em Rondonópolis

A campanha de vacinação contra a gripe será iniciada na quarta-feira (27) em Rondonópolis-MT. A cidade recebeu 16.700 doses para imunizar os grupos prioritários,...

Homem de 40 anos é assassinado a tiros no bairro Maria Amélia

Um homem de 40 anos foi assassinado a tiros no final da tarde desta segunda-feira (25), no bairro Maria Amélia, em Rondonópolis-MT. Segundo informações...

Abertura do comércio varejista será facultativa na sexta-feira Santa (29)

O Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincom-Roo) destaca que na sexta-feira Santa (29), o comércio poderá abrir suas portas de forma facultativa seguindo...

GAP tira cinco pessoas de circulação por tráfico de drogas

Quatro pessoas foram presas, sendo três mulheres de 19, 26 e 27 anos e um jovem de 19 anos e um adolescente de 17 anos...

Sanear assina contrato com a Coomser para manutenção da rede de esgoto

A Cooperativa de Trabalho e Serviço de Rondonópolis (Coomser) seguirá responsável pelo serviço de manutenção da rede de esgoto em Rondonópolis nos próximos cinco...

Após denúncias de vereadores, reparos no Hospital da Lions começam a ser feitos

A atual situação estrutural do Hospital Cristyan Mary da Silveira e Lima, conhecido como Hospital da Lions, tem preocupado os vereadores de Rondonópolis-MT. Nos...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas