A Secretaria Municipal de Saúde de Alto Taquari realiza no mês de outubro uma palestra voltada para mulheres cujo objetivo é a orientação quanto a maneira correta de realizar o autoexame de mama.

Segundo Marcela Conde, enfermeira do PSF central, o autoexame na maioria dos casos ajuda a identificar alterações nos seios e após esta identificação a pessoa deverá procurar as unidades de saúde ou o hospital para realizar o exame clínico.

“No dia da palestra teremos a presença de uma médica que realizará o exame clinico nas mulheres que estiverem participando, se houver algum caso que necessite de atenção maior durante os exames clínicos realizado, encaminharemos a paciente para o exame de mamografia para um exame detalhado”, conclui.

Leia também:  Alto Taquari | Prefeito aproveitará presença de governador para solicitar recursos para cidade

A enfermeira lembra que além do autoexame da mama, serão realizados exame preventivo do colo do útero (Papanicolau), no entanto, para o preventivo as interessadas devem procurar a unidade básica de saúde para agendar o exame.

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo, no qual o laço rosa é o símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. Este movimento estimula de forma elegante e feminina a participação da população, empresas e entidades no trabalho de conscientização sobre a importância da mulher realizar o exame da mama.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.