O município de Poxoréu comemora no dia 26 de outubro, 76 anos de emancipação politico-administrativa. O início do povoamento surgiu em junho de 1924, quando se deu a descoberta das primeiras gemas diamantíferas na região.

Várias programações alusivas ao aniversário da cidade já foram definidas, entre elas está encerramento dos jogos intercolegiais, manifestação e show baile. Veja mais abaixo.

HISTÓRIA

Conforme está história, João Ayrenas Teixeira acompanhado de mais seis garimpeiros, organizaram uma expedição à terra dos índios bororos com objetivo era encontrar ouro ou pedras preciosas. No dia 24 de junho de 1924 eles chegam às margens de um córrego, onde realizam as primeiras prospecções, encontrando sete xibius.

Em razão desse fato, e por serem eles sete companheiros, deram o nome àquele riacho de Sete. Nos dias seguintes eles continuaram encontrando pedras maiores e reconhecendo a riqueza das jazidas descobertas.

Leia também:  Mato Grosso está em 2º lugar no ranking de focos de calor em 2017

A notícia se espalhou rapidamente logo surgiram na região diversos garimpeiros, ao ponto de um jornal da capital relatar a existência no povoado de São Pedro, como ficou conhecida a aglomeração, de três mil pessoas.

Conforme o livro ‘Garimpeiros de Poxoréu’ de Michael Baxter, em novembro de 1924, e em janeiro de 1925, são descobertas as jazidas de Todos os Santos e de Rio das Pombas, respectivamente. E em julho de 1926 foram descobertos os “depósitos de vale e terraço” localizados no sopé do Morro da Mesa. Essas últimas descobertas atraíram os garimpeiros para Morro da Mesa, em função de sua grande riqueza. E, ali iniciou-se uma pequena povoação, a qual ficou inicialmente conhecida como Morro da Mesa.

Leia também:  MT é eleito o 3º estado com melhor frequência escolar no ensino médio

Um incêndio ocorrido em outubro de 1927 destruiu mais da metade das edificações de São Pedro, bem como as esperanças de crescimento daquela comunidade, e assegurando a ascendência de Morro da Mesa, doravante conhecida como Poxoréu, o mesmo nome de um dos rios que banha a povoação e que, a partir daí, passa a ser o centro das atenções.

Em 1932 Poxoréu é elevado a distrito de paz, dentro do município de Cuiabá. Baxter, em seu Garimpeiros de Poxoréu, cita que “desde o começo havia crianças na corrutela, e em agosto de 1927, uma escola primária foi estabelecida”. Tratava-se da Escola Particular Presidente

Dr. Mário Corrêa da Costa, criada pela Decreto Presidencial nº. 776, de 24 de agosto de 1927.

Em 26 de outubro de 1938, pelo Decreto nº. 206, foi criado o município de Poxoréu, o qual foi, oficialmente, instalado em 1 de janeiro de 1939, tendo como primeiro administrador o interventor Luiz Coelho de Campos, nomeado pelo interventor estadual Cel. Júlio Müller.

 

Leia também:  Trabalhadores da assistência social aprovam Programa Pró-Família

PROGRAMAÇÃO: 

Sexta-feira (24)

14h – Manifestação Lagoaço
Local: trevo das lanchonetes

16h – Encerramento do 2º Jogos Intercolegiais.
– Apresentação da Banda de Percussão Darcy Ribeiro de Cuiabá-MT .
Local: Centro Juvenil

18h30 – Apresentação da escola de dança de Primavera do Leste
– Apresentação do grupo de dança municipal salesiano.
– Bailão com Zeca e Carol e DJ Tatá.
Local: Pátio da Prefeitura Municipal.

Sábado (25)

18h30- Apresentação de grupos de danças culturais.
– Bailão com Mário e Tiziu e banda show e DJ Tatá.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.