Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Saiba como chegar a 3ª idade com saúde e disposição
SAúDE E BEM-ESTAR

Saiba como chegar a 3ª idade com saúde e disposição

Fonte: Da Redação com Gazeta do Povo
VIA

A melhor idade é para ser bem vivida. É quando temos menos compromissos, mais tempo e tranquilidade para desfrutar sem pressa do que a vida nos oferece. Para aproveitar essa fase em sua plenitude, no entanto, é preciso chegar a ela com saúde, ânimo e disposição. A prática de exercícios físicos e uma dieta adequada são pontos chave para isso.

“Os cuidados com a alimentação devem começar o mais cedo possível”, afirma a médica nutróloga Debora Froehner. Segundo ela, somos um reflexo do que comemos e do estilo de vida que levamos. “As pessoas estão cada vez mais reféns do ritmo do cotidiano, com muito trabalho, dieta inadequada e pouca atividade física, e as consequências são doenças como a pressão alta, que hoje é comum em pessoas de 30 a 40 anos, mas antigamente só aparecia na terceira idade”, compara.

Foto: IlustrativaVocê é o que você come

Durante toda a vida, o ideal é basear a dieta em frutas e legumes orgânicos e alimentos naturais, evitando ao máximo produtos industrializados, artificiais e processados, como pizzas e lasanhas congeladas. A nutróloga também orienta a ingerir o mínimo possível de açúcar, frituras e “besteiras”, como bolacha recheada e salgadinhos.

“Quanto menos corantes e conservantes tiver seu alimento, melhor”, diz Debora. Ela explica que existem componentes de comidas industrializadas que pioram o envelhecer. É o caso do corante Caramelo 4, presente em refrigerantes, salsichas e vários outros produtos. “Ele pode ser responsável pelo Mal de Alzheimer. Se a pessoa já tem predisposição genética, o consumo dessa substância pode fazer com que a doença se desenvolva.”

A especialista também alerta para a importância da vitamina D. “As taxas desse hormônio devem ser monitoradas, pois sua carência aumenta o risco dos cânceres de mama, próstata e intestino. Procure um médico para fazer exames e, se for necessário, iniciar o tratamento.”

As mulheres, em especial, têm de se prevenir contra a osteoporose, ingerindo dois derivados de leite por dia, que são fonte de cálcio. A nutróloga enfatiza que o bom envelhecimento abrange um conjunto de fatores, que engloba a prática de atividade física, alimentação balanceada e estilo de vida saudável, sem cigarro e bebida alcoólica em excesso.

idososMovimente-se!

Exercícios físicos são importantes durante toda a vida, mas são ainda mais necessários na terceira idade. “Devido a problemas articulares, a tendência é que os idosos deixem de fazer atividades como sentar e levantar, agachar para pegar um balde, esticar os braços para estender uma roupa. O exercício físico vai estimulá-los a se manter ativos”, explica o professor de educação física Lineker dos Santos Martins, da academia Corpus.

Segundo ele, todas as atividades físicas podem ser recomendadas para idosos, observadas as devidas limitações. Doenças características do envelhecimento, como artrite, artrose e trombose, podem impor algumas restrições.

A musculação, diz o professor, estimula o aumento e manutenção da massa magra, além de fortalecer os tendões. Deve ser feita com o acompanhamento de um profissional de duas a três vezes por semana, se o idoso estiver saudável.

Já os exercícios aeróbicos estimulam a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular. “A caminhada é uma atividade natural que dá mais disposição e aumenta o metabolismo.” Martins ainda cita a hidroginástica, recomendada para pessoas com osteoporose e fibromialgia. “É feita dentro da água, o que diminui o impacto dos movimentos e, por consequência, as lesões.”

O professor ressalta que o idoso não pode ficar no sedentarismo. “A atividade física é determinante para a qualidade de vida dele.”

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas