O candidato a governador Lúdio Cabral (PT) reafirma o compromisso e a importância que dará ao setor de Turismo. Mato Grosso apresenta intensa vocação na área devido às belezas naturais do Estado, diversidade cultural e à população acolhedora. A Copa do Mundo realizada esse ano mostrou ao mundo a beleza do povo mato-grossense e sua terra e pode investir ainda mais.

Chapada dos Guimarães, por exemplo, hoje recebe uma demanda grande de turistas, principalmente em determinadas épocas do ano, como ocorre no período do Festival de Inverno. A região apresenta a maior caverna de arenito do Brasil, a Caverna Aroe Jari. O Estado conta com a presença do Sítio Arqueológico Pedra Preta em Paranaíta e a cidade de Nobres é destaque nacional pelo seu potencial turístico. Cuiabá apresenta uma rica cultura que carece de visibilidade e políticas para atração de turistas e acesso da população local.

Leia também:  Alencar deve voltar à gestão Pátio como procurador fiscal

O turismo hoje é um dos principais setores em ascensão na economia. No Plano de Metas, Lúdio afirma a necessidade de uma política de turismo sustentável que implica na conservação do meio ambiente, diversidade cultural e eficiência econômica. Além disso, seria necessária a democratização das atividades do setor, ou seja, da participação popular nos processos produtivos e decisões, sendo sempre pública a gestão do setor.

“A vocação do Estado para o turismo é muito forte, precisamos desenvolver a indústria do turismo para gerar mais oportunidades, mais renda, mais riqueza para as famílias daqui, organizar as cadeias produtivas que orbitam em torno do turismo de visitação e dessas belezas naturais sem precedentes que nós temos”, afirma Lúdio.

Leia também:  Projeto de Zaeli que oferece certidão online ao cidadão é sancionado pelo prefeito

Lúdio vai investir em capacitação continuada das famílias que possuem seus negócios nas regiões turísticas, investir na melhoria da infraestrutura e mobilidade do Estado. Além disso, recuperar áreas degradadas através do reflorestamento e incentivar a adoção de modelos de menor impacto socioambiental são propostas de Lúdio.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.