Dados do IBGE mostram que 13% da população brasileira são idosos, ou seja 26,1 milhões de brasileiros já completaram 60 anos. Assim, os números do IBGE revelam uma tendência do envelhecimento do país.

idososEstudos comprovam que atividades como exercícios físicos, passeios, cinema, dança, música e outras motivações relacionadas ao lazer planejadas para os idoso ajudam a manter a mente e o corpo ativos o que ajuda a afastar ou até retardar doenças, além de afastar o isolamento e a depressão.

Dentre as atividades citadas, as viagens merecem ser destacadas pois apresentam benefícios físicos e intelectuais para a população idosa. Portanto, vale ressaltar alguns cuidados que devem ser acatados seja em viagens de avião, ônibus, carro de passeio, navio, entre outros.

Leia também:  Saúde | Conheça a técnica que realiza o sonho da "barriga negativa"

É importante antes da viagem que o idoso procure o médico, informe a ele quanto o local escolhido e quais cuidados devem ser tomados. Outra dica, pedir orientação ao medico quanto aos medicamentos que devem ser levados na viagem caso haja alguma eventualidade.idoso consulta

Saber sobre o clima do destino escolhido é outra questão importante, pessoas idosas são vulneráveis ao calor e frio extremo.Outro cuidado que deve se ater é com relação aos alimentos e consumo d’água que só devem ser utilizados caso sejam de fontes confiáveis.

Estar com a vacinação em dias é importante para a viagem, a imunização ajuda a prevenir doenças infecciosas.

Medicamentos que são usados continuamente devem ser levados em bagagem de mão, a quantidade suficiente para o período da viagem e também a prescrição médica.

Leia também:  Tempo demais em frente à TV pode provocar dificuldades para andar

Outra recomendação importante é beber bastante líquido e ter uma alimentação leve.

idoso viagemAs viagens com mais de quatro horas de duração podem ocasionar trombose e embolia pulmonar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A indicação do órgão é que pessoas com idades avançadas adotem medidas como usar roupas leves,  fazer alongamento antes e depois da viagem, mudar a postura, caminhar quando possível, entre outras.
A viagem

idosoNo local onde o idoso se hospedar, é importante que tome cuidados com objetos que podem provocar quedas e acabar prejudicando a diversão da viagem.

Sentar na cama e aguardar alguns segundos antes de levantar é outra sugestão. Se necessário mantenha uma luz acessa para facilitar a visualização do local ao acordar a noite, já que o ambiente é desconhecido.

Leia também:  Uma gordura que faz bem para o cérebro

Com relação as comidas locais, nada de exageros, evite comidas apimentadas ou bastante temperadas, prefira sempre alimentação leve.

Por fim, depois de tomar os devidos cuidados é só aproveitar a viagem.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.