As mortes em acidentes de trânsito caíram 10% em todo o país em 2013. Essa é a queda mais expressiva desde 1998, quando as mortes diminuíram em 13%. As informações são de acordo com dados do governo federal.

Essa redução interrompe uma sequência de aumento da violência no trânsito que durava três anos. Mesmo com a queda, especialistas acreditam que os dados estão longe dos registrados em países desenvolvidos.

Dados preliminares do SUS apontam que foram 40,5 mortes em 2013. No ano anterior foram 44,8 mil. A estatística coincide com o primeiro ano de vigência da Lei Seca mais rigorosa, que dobrou o valor das multas.

Leia também:  Caminhonete roubada é recuperada pela Polícia com uso de rastreador

Ainda conforme especialistas, essas mudanças na lei só tiveram impacto onde houve intensificação da fiscalização. Itens de segurança como airbag e freio ABS, que se tornaram mais comuns em 2013 passando a ser obrigatórios em 60% dos carros produzidos, também podem ter ajudado na diminuição.

Apesar da redução, o trânsito ainda é muito violento no Brasil. São 20 mortes por 100 mil habitantes. Nos países desenvolvidos, a média é de oito mortes a cada 100 mil habitantes.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.