Agora MT Esportes Alonso encerra ciclo na Ferrari com mesmo número de vitórias de Massa
FÓRMULA 1

Alonso encerra ciclo na Ferrari com mesmo número de vitórias de Massa

Fonte: Da redação com Globo esporte
VIA

Após cinco anos, a missão de recolocar a Ferrari no caminho das vitórias se transformou em frustração. Fernando Alonso esteve bem perto do título no curto período em que defendeu a escuderia italiana, acumulando três vice-campeonatos, mas a atual temporada, que também marca sua despedida do time de Maranello, ficou muito aquém das expectativas. Sem triunfos e com apenas dois pódios, o espanhol termina o ano em um distante sexto lugar do Mundial de Pilotos.

Conhecido por explorar os limites do carro e conseguir resultados que dificilmente seriam obtidos por pilotos menos talentosos, o bicampeão mundial acumulou 11 vitórias ao longo de cinco temporadas com o macacão vermelho, em um período em que a Ferrari deixou a desejar em termos de competitividade. Coincidentemente, este foi o mesmo número de triunfos obtidos por Felipe Massa na escuderia de Maranello.

“Goleada” de Alonso sobre Massa quando companheiros de equipe

Entretanto, todas as vitórias de Alonso foram conquistadas no período em que o espanhol teve o brasileiro, hoje na Williams, como companheiro de equipe. Nesse mesmo tempo, Massa não venceu nenhuma vez. Todos os triunfos do piloto paulista, que passou oito anos no time, foram de 2006 a 2008.

Desde que chegou à escuderia italiana, em 2010, oriundo da Renault, o bicampeão mundial passou a ofuscar o brasileiro, que acabou relegado ao papel de segundo piloto. Entre 2010 e 2013, o melhor resultado de Massa com o time de Maranello foram os segundos lugares no Bahrein e na Alemanha, em 2010, e no Japão, em 2012.

Nos dois primeiros casos, Alonso venceu. Na Alemanha, Massa viveu um dos piores momentos da carreira, quando ouviu a famosa mensagem “Fernando is faster than you” (“Fernando está mais rápido que você”) pelo rádio e teve que entregar a vitória ao companheiro. No entanto, este ano, em sua primeira temporada pela Williams, o brasileiro acumulou mais pódios que o espanhol, sendo um segundo lugar e dois terceiros, contra um segundo e um terceiro de Alonso.

Apesar disso, o espanhol conseguiu se manter à frente de Massa no Mundial de Pilotos, por ter tido mais regularidade ao longo do ano (veja a classificação completa). Em Abu Dhabi, Alonso teve uma despedida apagada. Apesar de demonstrar carinho e respeito pela Ferrari, ele estava claramente decepcionado com a falta de competitividade da equipe nesta temporada. No domingo, terminou apenas em nono, enquanto Massa subiu ao pódio com um segundo lugar.

A Ferrari confirmou a saída de Alonso às vésperas do GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento desta temporada. O espanhol dará lugar ao alemão Sebastian Vettel, oriundo da RBR, mas ainda não anunciou o seu destino para 2015. A imprensa internacional dá como certa a ida do piloto para a McLaren, que fará a reedição da histórica parceria com a japonesa Honda a partir do próximo ano. Por enquanto, Fernando desconversa. Ele teve uma atribulada passagem pela escuderia britânica em 2007, quando foi um dos pivôs do escândalo do “Spygate”.

Alonso encerra seu ciclo como quarto piloto com mais GPs disputados pela Ferrari (96), atrás de Michael Schumacher (180), Massa (139) e Rubens Barrichello (102), e empatado com o austríaco Gerhard Berger. Em número de vitórias, o espanhol fica à frente de Barrichello (9), mas atrás de Schumacher (72), Niki Lauda (15) e Alberto Ascari (13), e ultrapassa Massa no quesito pódios, com 44 contra 36 do brasileiro. O bicampeão é o terceiro com mais pódios conquistados com o macacão vermelho da equipe italiana, atrás de Schumacher (116) e Barrichello (55).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas