Para atender as novas exigências da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Associação Mato-grossense dos Municípios deu início nesta quinta-feira (20) ao curso “Gestão de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas”, com carga horária de 16 horas. A capacitação está sendo realizada no auditório da instituição, com a participação de cerca de 200 servidores municipais, de várias regiões do estado. O curso é dirigido a gestores, advogados, gestores patrimoniais, servidores do setor de Patrimônio, contabilistas, membros do controle interno e demais servidores envolvidos com o controle patrimonial.

O presidente da AMM, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, foi representado na abertura do curso pela consultora contábil, Waldna Fraga, que destacou a importância da iniciativa para os municípios. “Os servidores serão treinados com critérios técnicos e específicos para gerar informações precisas que vão refletir nos resultados patrimoniais nos municípios”, assinalou.

Leia também:  Governo dá primeiro passo para concessão do Marechal Rondon e mais 4 aeroportos de MT

A consultora ressaltou que o Tribunal de Contas do estado estabeleceu prazo até 31 de dezembro de 2014 para que seja feito o ajuste nos inventários dos municípios, que incluem bens móveis e imóveis. Para tanto, terão que ser feitas avaliações dos bens com critérios científicos, o que será ensinado no curso. A AMM vai orientar os gestores para que os municípios possam cumprir o prazo legal, realizando os procedimentos necessários. A instituição realiza cursos na área de contabilidade, periodicamente, considerando a importância estratégica desse setor para a administração pública.

O curso apresenta aos participantes uma estrutura de controle patrimonial que atenda à legislação vigente. Para isso, está sendo trabalhada a legislação por meio de situações práticas e objetivas, como por exemplo avaliação e reavaliação de bens, cálculo de depreciação, entre outros, de forma que o participante possa aplicá-las no dia a dia da administração patrimonial.

Leia também:  141 municípios de MT receberam R$ 559 milhões do Fethab

O conteúdo programático inclui temas como mudanças conceituais, aspectos gerais e rotinas patrimoniais. O instrutor é o contador Diogo Duarte Barbosa, especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal. A capacitação terá continuidade nesta sexta-feira (21), na AMM, a partir das 8 horas.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.