Os Jogos Rio 2016 terão mais de 800 disputas por medalhas em 65 esportes olímpicos e paraolímpicos, realizadas em 37 locais de competições. Para garantir que tudo saia conforme planejado, o time de Esportes vai contar com um reforço de 15 mil voluntários, que vão acompanhar de perto toda essa megaoperação e fazer a diferença junto aos atletas. Para se candidatar, o candidato deve inscrever-se até 15 de dezembro.

“Os voluntários de esporte têm uma missão e tanto a desempenhar no Rio 2016. Eles não apenas ficarão nas instalações de competição, como muitas vezes estarão dentro de quadra junto com o atleta. Eles têm impacto direto no decorrer da prova e têm o desafio de criar o ambiente perfeito para aquele que será o dia mais importante da vida daquele competidor”, afirma Felipe Lucero, especialista em força de trabalho da área de Esportes do Comitê Rio 2016.

Leia também:  Cuiabá Arsenal encara último rival da 1ª fase do brasileiro

Dentro e fora do field of play (como é chamada a área de competição), os voluntários vão atuar em duas frentes: técnica e de serviços. Os da área técnica vão atuar dentro da quadra, como boleiros, gandulas ou garantindo as perfeitas condições do campo. Já os outros vão auxiliar na preparação dos serviços oferecidos a atletas e delegações nas demais áreas da instalação, como vestiários, áreas de convivência e locais de aquecimento.

Para desempenhar as funções acima, a experiência é a maior aliada. Por isso, se você é ou foi atleta, técnico, arbitro, participou de alguma equipe técnica ou simplesmente é fã incondicional e saca muito de um determinado esporte, esse é o seu lugar.

Leia também:  José Aldo terá a revanche pelo cinturão contra o atual campeão Max Holloway

“Precisamos de pessoas que realmente conheçam a dinâmica das competições daquele esporte, pois, para muitas funções, elas podem ter um impacto grande no decorrer da prova. Por exemplo, no hóquei sobre grama a reposição da bola que sai pelas linhas laterais, realizadas pelos “boleiros”, é fundamental para a dinâmica do jogo e segue uma regulamentação específica, onde sua atuação pode interferir até mesmo no resultado das partidas”, completa Lucero.

Os voluntários podem atuar ainda em outras oito áreas: serviços médicos, protocolo e idiomas, tecnologia, transportes, produção de cerimônias, comunicação, apoio operacional e atendimento ao público.

Os interessados podem se inscrever acessando a página Rio 2016 ou telefonando para 3004-2016, ligação local de qualquer estado do Brasil. Para quem já se cadastrou ou não poderá participar do programa, a dica é baixar o “Indique um herói”, aplicativo para indicação de voluntários para os Jogos, disponível para download em celulares com sistema operacional Android e IOS.

Leia também:  Times de Mato Grosso vão mal na rodada de final de semana
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.