O capital humano tem se tornado foco da atenção de gestores em organizações de diversos seguimentos, sendo assim formar líderes preparados e motivados para dirigir uma equipe tornou-se essencial.

O dicionário Aurélio da língua portuguesa, traz o significado da palavra líder como sendo “Que ou o que lidera determinado setor de atividade ou uma competição. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige”.

Sendo assim, liderar é influenciar pessoas para atingirem um objetivo comum. É responsabilizar-se por suas atividades e pelo seu próprio desempenho, auxiliando o grupo a desenvolver-se também.

Um líder competente incentiva e motiva seus colaboradores para um desempenho mais eficaz, estando sempre voltado para a equipe e os objetivos antecipadamente definidos.
Tratando de aspectos comportamentais exigidos pelo cargo, percebe-se que ser líder exige uma habilidade muito grande em dar e receber feedback, cobrança de resultados, planejamento, organização do tempo e relações interpessoais.

Entendendo que cada organização é única em seu processo produtivo e também nos aspectos culturais, não se pode dizer que exista um procedimento padrão e universal para que ocorra a ascensão de um colaborador para o cargo de liderança. Porém algumas etapas e análise feitas conscientemente podem reduzir futuros transtornos decorrentes de uma falta de aptidão para o novo posto.

O desenvolvimento de liderança tem de ser visto como um processo de longo prazo, investindo em capacitações comportamentais e não somente técnicas, evitando assim, deparar com situações na qual um ótimo funcionário operacional (técnico) seja promovido para um cargo que exija competências de liderança considerando apenas a maestria com que realizava suas funções técnicas. Caindo assim na famosa frase “perdi um ótimo vendedor e continuo sem um gerente”.

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