Responsável pela elaboração da merende escolar de todas as unidades municipais de educação e presta suporte para outros setores do Executivo Municipal, a Cozinha Única do município, prepara diariamente de 12 a 15 mil refeições, de segunda a sexta-feira.

A jornada de trabalho das 17 mulheres e três homens começa quando todos ainda estão dormindo, às 3 horas da manhã, para que tudo fique pronto e a merenda escolar possa ser servida no horário pontual. Anexo a cozinha em pleno vapor funciona a padaria municipal, onde são produzidos os pães dos cafés da manhã e lanches.

Segundo a responsável pela Cozinha Única, Ivanilda Carlos de Moraes, atualmente são atendidas todas as unidades municipais de ensino incluindo a Pestalozzi de Jaciara, Ceja Marechal Rondon (lanche esporádico para alunos especiais), creches, Lar da Criança, com a verba oriunda da Secretaria Municipal de Educação.

Leia também:  Taques inaugura reconstrução de 53 km de estradas em Rondonópolis e Juscimeira

“Também preparamos a alimentação para o Hospital Municipal de Jaciara, com um cardápio diferenciado, e também em dias de campanhas vacinação. Neste caso o custeio para a compra dos alimentos é da Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta Ivanilda.

A nutricionista Paula Eleonora, que é responsável pela a elaboração do cardápio das escolas e creches, conta que o cardápio é elaborado para atender as necessidades nutricionais dos alunos durante suas permanências na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.

“Nas Unidades Municipais de Educação, como estudam em período integral, são fornecidas cinco refeições. A primeira é o café da manhã as 7h15, que é mamadeira preparada com leite e chocolate ou mucilon, sempre alternando com pão e bolachas. Às 9 horas serve alguma variedade de fruta e as 10h40 tem o almoço. As demais refeições são o lanche que é servido as 13h30 e a última antes do regresso a suas casas, as 16 horas”, explica a nutricionista.

Leia também:  Preço do leite pago ao produtor sofre variação e cai em MT

O prefeito Ademir Gaspar de Lima destaca a importância da Cozinha Única, sendo Jaciara uma das poucas cidades a ter uma estrutura bem equipada com caldeiras de alta pressão, fogões, fornos entre outros equipamentos industriais.

“Tudo é feito dentro das normas de segurança alimentar e nos padrões da vigilância sanitária e por profissionais dedicados e capacitados. Cerca de 30 % que da matéria prima para a confecção das refeições são adquiridos da Agricultura Familiar através de chamadas públicas”, finaliza Ademir.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.