Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Dietas da modas são pouco eficazes para perda de peso
SAúDE E BEM-ESTAR

Dietas da modas são pouco eficazes para perda de peso

Fonte: Da redação com BBC
VIA

Dieta regimeUma pesquisa canadense sugere que as dietas da moda podem até ajudar na perda de peso no curto prazo – mas o efeito não necessariamente se mantém no longo prazo e os regimes podem não trazer benefícios para a saúde. Os pesquisadores do Hospital Geral Judaico de Montreal e da Universidade McGill, no Canadá, analisaram quatro dietas famosas: Vigilantes do Peso, dieta da zona, Atkins e South Beach.

Segundo as descobertas, as pessoas nestas dietas perderam peso no início. No entanto, elas voltaram a engordar em um prazo de dois anos.

“Apesar da popularidade e de importantes contribuições para a indústria multimilionária do emagrecimento, ainda não sabemos se estas dietas são eficazes para ajudar as pessoas a perder peso e diminuir o risco de doenças cardíacas”, disse Mark Eisenberg, cardiologista do Hospital Geral Judaico e autor do estudo.

“Com um número tão pequeno de testes analisando cada dieta e seus resultados, de alguma forma, conflitantes, existem apenas pequenas provas de que fazer estes regimes seja benéfico no longo prazo.” A pesquisa foi publicada na revista especializada Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, uma revista da Associação Americana do Coração.

Perda de peso não se manteve no longo prazo e benefícios para saúde não foram observados em dietas da moda - Foto: Getty
Perda de peso não se manteve no longo prazo e benefícios para saúde não foram observados em dietas da moda – Foto: Getty

Resultados
Durante dois anos, os pesquisadores compararam as dietas com os resultados obtidos através da adoção de cuidados normais com a saúde, como cortar a ingestão de gordura, ser acompanhado por nutricionistas, mudar os hábitos e praticar mais exercícios.

A mais consistente foi a dieta do Vigilantes do Peso. Depois de um ano, os que fizeram este regime perderam entre 3,5 quilos e 5,99 quilos. Já as pessoas que simplesmente mudaram os hábitos perderam entre 800 gramas e 5,4 quilos. Porém, depois de dois anos, o peso perdido voltou em parte para os que fizeram a dieta.

Os resultados das comparações entre a dieta de Atkins e os cuidados normais foram inconsistentes. Já a comparação entre os cuidados normais e a dieta de South Beach não revelou diferença de peso durante 12 meses.

Os testes envolvendo comparações entre as dietas Atkins, Vigilantes do Peso, dieta da zona e os cuidados normais sugerem que todas as três dietas resultaram em uma pequena perda de peso em um ano.

Os que fizeram a dieta Atkins perderam uma média que variava entre pouco mais de dois quilos e 4,6 quilos.

Os que fizeram a dieta dos Vigilantes do Peso perderam uma média de quase três quilos

Os que fizeram a dieta da zona perderam entre 1,5 quilo e 3,1 quilos.

O grupo de controle, que tomou os cuidados normais, perdeu cerca de 2,2 quilos.

As análises comparando as diferenças entre as dietas de Atkins, Vigilantes do Peso e dieta da zona não foram observados melhores índices de colesterol, pressão sanguínea, níveis de açúcar no sangue e os fatores de risco para outros problemas cardiovasculares.

“Uma intervenção mais ampla no estilo de vida, que também envolva médicos e outros profissinais de saúde pode ser mais eficaz. E isto também passa aos médicos a mensagem de que as dietas populares, sozinhas, podem não ser a solução para ajudar os pacientes a perder peso”, disse Eisenberg.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas