Agora MT Mundo Estudante de 18 anos é eleita como senadora nos Estados Unidos
MUNDO

Estudante de 18 anos é eleita como senadora nos Estados Unidos

Fonte: Da redação com folha.uol
VIA

Quatro meses depois de completar 18 anos, a estudante Saira Blair se tornou, na última terça-feira (4), a legisladora mais jovem dos Estados Unidos. Conservadora, ela derrotou um correligionário de 67 anos nas primárias republicanas e foi eleita para a câmara estadual da Virgínia Ocidental para representar um distrito de 18 mil habitantes.

Para poder assumir, no entanto, Blair vai ter que conciliar suas aulas na Universidade da Virgínia Ocidental, em Morgantown (leste do Estado) –onde é caloura– e as sessões da câmara em Charleston (oeste).

À revista “Time” ela disse que adiaria suas aulas do primeiro semestre de 2015 para participar dos debates legislativos entre janeiro e março. Os estudos certamente ficarão para o verão –período de recesso parlamentar.

Filha de Craig Blair, um senador estadual, a jovem tem posições fortes contra aborto e casamento gay e pela defesa do porte de armas. Saira, que chegou a doar US$ 3.600 de suas economias para sua campanha, diz que planeja se tornar uma consultora financeira quando se formar em economia. Ela também tem planos de concluir uma graduação em espanhol.

“Meus pais ficaram surpresos [com a decisão de concorrer]. Eles acharam que eu estava louca por querer aquilo, porque eles conhecem a rotina. Mas, mesmo assim, eles me apoiaram muito”, disse a jovem à “Time”.

Porcos

Outra republicana vitoriosa que atraiu os holofotes nesta semana foi Joni Ernst, eleita senadora por Iowa.

Até então desconhecida, Ernst, 44, chamou a atenção por um vídeo de campanha, no qual mencionava sua habilidade em castrar porcos –adquirida na infância– e prometia fazer o mesmo em Washington, num trocadilho com a palavra “pork” –que, no jargão político americano, significa despesas desnecessárias.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas