Em referência a próxima segunda-feira (1º), data que marca o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, o Ministério da Saúde lança neste mês a campanha “Eu me previno, eu me testo, eu me conheço, #partiuteste” que tem como intuito incentivar o teste, o tratamento e a prevenção.

De acordo com a Secretaria do Estado de Mato Grosso, o foco da campanha de conscientização serão os jovens, entre 15 a 29 anos, já que pesquisas apontam que cerca de 40% não usam preservativos em todas as relações sexuais e acabam tendo parceiros casuais. O objetivo da campanha no mês de dezembro é alertar jovens quantos aos riscos da Aids.

Em Mato Grosso, durante a campanha, serão disponibilizados em todas as unidades de saúde, testes rápidos para o diagnóstico da doença, orientações e esclarecimentos quanto ao uso correto dos produtos de prevenção e também a respeito da infecção pelo HIV e a Aids.

Leia também:  Em MT, 35,20% dos candidatos do Enem 2017 perderam o 1° dia de prova

Dentre as ações, ainda haverá orientações para os alunos do ensino médio das redes municipais, estaduais e privadas.

Para a Valéria Cristina da Silva, técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado, a estratégia da campanha reduzir os riscos e vulnerabilidades.

Segundo as estatísticas, a doença afeta mais o sexo feminino, na faixa etária entre 13 e 19 anos. São 8 meninos com Aids para cada 10 meninas.

Entre os anos de 2007 a 2014 foram notificados 5.367 casos de Aids em Mato Grosso. Sendo que 1.390 são jovens entre 15 a 29 anos, o que equivale a 26,15% dos casos.

Os municípios de maior notificação correspondem aos de maior concentração populacional. Cuiabá com 1.303 casos e Várzea Grande com 608, representando 35% dos casos notificados do estado.

Leia também:  Seges alerta servidores para fim do recadastramento

A notificação da população jovem da faixa etária de 15 a 29 em Cuiabá foi de 319 casos em Várzea Grande 157, dando percentual de 24,48% dos casos notificados em Cuiabá e 25,82% de Várzea Grande entre os jovens.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.