Um estudo realizado na Suécia e publicado no “British Medical Journal” apontou que o leite pode não ser tão benéfico à saúde das pessoas. O leite que é tido como boa fonte de proteína e cálcio e ajuda a proteger os ossos, segundo orientações dietéticas, pode ser tido como vilão após uma investigação feita pelos autores do estudo da Universidade de Uppsala.

O estudo revelou que as pessoas que ingeriram leite não estavam menos propensas sofrer uma fratura nos ossos. Uma investigação foi feita quanto aos hábitos alimentares com mais de 100 mil pessoas e demonstrou ao consumir leite, as mulheres estavam mais propensas a sofrer fraturas na anca.

Leia também:  Azeite só faz bem na salada?

Outro ponto revelado pelo estudo é que o consumo diário de três copos de leite pode estar associado à morte prematura. Os pesquisadores acompanharam 60 mil mulheres por 20 anos e 45 mil homens por 11 anos. O resultado apontou que as mulheres têm duas vezes mais chances de morrer de doença cardíaca.

Segundo os pesquisadores, o estudo não deve alterar as recomendações dietéticas, já que as faixas etárias das pessoas observadas na investigação podem influenciar no resultado, as mulheres que participaram tinham idade entre 39 a 74 anos e os homens 45 a 79 anos, com isso o número significativo de pessoas que morreram nas duas décadas após o estudo não é surpreendente.

Leia também:  Tudo que você precisa saber sobre próteses dentárias

Ao contrário do leite, outros produtos lácteos, como queijo e iogurte, apresentaram melhorias na saúde dos ossos e menos risco de mortalidade.

Para os pesquisadores, a galactose, um tipo de açúcar presente no leite seria a principal motivadora dos riscos apresentados a saúde, já que apresenta efeitos prejudiciais e aparentemente, não desempenha grande papel na saúde humana.

Os pesquisadores não fizeram distinção quanto ao leite ser integral, desnatado ou semi-desnatado e não fazem nenhuma restrição, no estudo, quanto beber leite, uma vez por dia.

 

 

 

 

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.