Mato Grosso é um dos estados que está incluso no novo Plano Nacional de Pesagem do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e receberá Postos Integrados Automatizados de Fiscalização (PIAFs).

O DNIT deu início ao processo de contratação dos 35 PIAFs, que controlará o peso de veículos durante cinco anos nas rodovias administradas pelo Governo Federal. Além do Mato Grosso também estão inclusos os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com o modelo automatizado será possível reduzir o tempo de parada dos veículos no processo de coleta de dados para fiscalização. Uma das principais mudanças no novo modelo é a possibilidade do posto operar sem a presença física do agente de trânsito, que passa a exercer suas atividades em Centros de Controle Operacionais.

Leia também:  Não registrando casos de sarampo há 17 anos, Vigilância Epidemiológica faz alerta e orienta mato-grossenses

Os PIAFs devem ser instalados o mais próximo possível da região geradora de carga para impedir que veículos trafeguem com excesso de peso e danifiquem o pavimento das rodovias. Assim, é possível manter as condições de conforto, segurança e economia para os usuários.

As aberturas de propostas de utilização dos PIAFs acontecerão nos dias 4 e 5 de dezembro.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.