O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado no dia 29 de novembro, foi marcado pela Campanha de Doação de Sangue feita durante este mês em Primavera do Leste. A campanha tem como objetivo contribuir para o abastecimento do banco de sangue para o final do ano, época em que há uma queda nas doações devido ao período de férias.

Segundo a secretaria municipal de saúde, os interessados em participar da ação, devem comparecer a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UTC) com um documento de identificação, das 7h até as 16h.

Pode ser doador, todas as pessoas com faixas etárias entre 16 a 69 anos, com peso igual ou superior a 50 quilos, que não esteja grávida ou amamentando, que não tenha contraído sífilis e também hepatite após os 11 anos de idade, nem possua doenças de Chagas.

Leia também:  Gerente de loja morre após bater carro em carreta na MT-130

Os interessados também não podem ser portadores do vírus HIV ou dependente de drogas injetáveis. Para doar sangue, a pessoa ainda não pode ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses.

A UTC está localizada na avenida Rio de Janeiro, ao lado do Centro de Especialidades Oswaldo Cruz, em Primavera do Leste.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.