No próximo dia 01 de dezembro é comemorado Dia Mundial de Luta Contra a Aids, oportunidade em que será lançada no estado a campanha de conscientização da população, contudo Rondonópolis saiu na frente com os trabalhos.

A gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Ormond, explicou que em Rondonópolis os trabalhos de alerta, testes rápidos, tratamento e a prevenção foram abordados dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, que teve início neste mês de novembro.

“Nossas unidades de saúde já trabalham sobre a conscientização, prevenção e testes a respeito do HIV e da Aids, mas decidimos trabalhar o assunto de forma mais intensa juntamente na programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência, tendo em vista a importância do tema”, argumentou Eliane que ressaltou a constância nas atividades sobre o assunto.

Leia também:  Aeroporto de Rondonópolis pode sair do pacote de privatização

O Ministério da Saúde lançará na data uma campanha que incentivará o teste, tratamento e a prevenção com o tema: Eu me previno, Eu me testo, Eu me conheço #partiuteste. E aponta em pesquisas que 40% dos jovens não usam preservativos em todas as relações sexuais e possuem mais parceiros casuais, por isso a necessidade de alertar a população jovem sobre os riscos da doença em Campanha.

Dados

No período de 2007 a 2014, foram notificados 5.367 casos de Aids, entre a população em geral de Mato Grosso, sendo 1.390 entre os jovens de 15 a 29 anos, o que corresponde a 26,15% do número de casos notificados.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.