Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que mais de 14 milhões de brasileiros acima dos 18 anos convivem com as diabetes atualmente. Com esses dados, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

No Brasil, pessoas que têm diabetes e não sabem somam 3,2 milhões, um aumento de 14% comparado a 2013. Os dados são de um estudo feito pela Federação Internacional de Diabetes.

Uma comparação feita entre os anos de 2006 e 2013 mostrou que houve uma aumento nas taxas de incidência da doença na população brasileira. Em 2006, a taxa era de 5,5% e subiu para 6,9% em 2013. A falta de informação pode ter contribuído com esse aumento da doença, já que mesmo com campanhas, internet, informativos, tv e outros meios de comunicação, a maioria dos pacientes descobrem a doença em estágio avançado.

Leia também:  Conheça os dez malefícios causados pelo refrigerante

Segundo especialistas os principais motivos do diabetes tipo 2 são o excesso de peso e o sedentarismo.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, já o tipo 2, há a produção de insulina, porém, em quantidade insuficiente ou quando não é processada pelo organismo de maneira adequada.

Para os pesquisadores, a doença deve permanecer avançando no Brasil e em 20 anos deve atingir 19 milhões de diabéticos. De acordo com os especialistas, é preciso estar atento aos hábitos alimentares, evitar os excessos e realizar atividades físicas.

O Ministério da Saúde que os pacientes têm acesso a tratamento e a remédios de graça no Sistema Único de Saúde (SUS).

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.