Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar SAÚDE | Cerca de 3,2 milhões de brasileiros têm diabetes e não...
SAúDE E BEM-ESTAR

SAÚDE | Cerca de 3,2 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabe

Brasil é o 4º país que mais sofre com a doença

Fonte: Por Jéssica Estellen
VIA

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que mais de 14 milhões de brasileiros acima dos 18 anos convivem com as diabetes atualmente. Com esses dados, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.

No Brasil, pessoas que têm diabetes e não sabem somam 3,2 milhões, um aumento de 14% comparado a 2013. Os dados são de um estudo feito pela Federação Internacional de Diabetes.

Uma comparação feita entre os anos de 2006 e 2013 mostrou que houve uma aumento nas taxas de incidência da doença na população brasileira. Em 2006, a taxa era de 5,5% e subiu para 6,9% em 2013. A falta de informação pode ter contribuído com esse aumento da doença, já que mesmo com campanhas, internet, informativos, tv e outros meios de comunicação, a maioria dos pacientes descobrem a doença em estágio avançado.

Segundo especialistas os principais motivos do diabetes tipo 2 são o excesso de peso e o sedentarismo.

O diabetes tipo 1 ocorre quando o corpo não produz insulina, já o tipo 2, há a produção de insulina, porém, em quantidade insuficiente ou quando não é processada pelo organismo de maneira adequada.

Para os pesquisadores, a doença deve permanecer avançando no Brasil e em 20 anos deve atingir 19 milhões de diabéticos. De acordo com os especialistas, é preciso estar atento aos hábitos alimentares, evitar os excessos e realizar atividades físicas.

O Ministério da Saúde que os pacientes têm acesso a tratamento e a remédios de graça no Sistema Único de Saúde (SUS).

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas