O Sistema Único de Saúde (SUS) passou a oferecer nesta semana a vacina contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) que fará parte do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é diminuir a incidência e mortalidade causada pela coqueluche entre os recém-nascidos.

Em Mato Grosso (MT), a vacina já está disponível em todos os postos de saúde dos municípios. De acordo com dados da Secretaria do Estado de Mato Grosso de Saúde neste ano já foram notificados até o mês de outubro, 59 casos de coqueluche. No ano passado, foram 87 casos e em 2012 o órgão recebeu 23 notificações de casos da doença.

Foram disponibilizadas para MT, 19.500 doses para os próximos três meses, uma vez que a distribuição acontece de forma trimestral, a meta é vacinar 2 mil gestantes ao mês.

Leia também:  Municípios realizam conferências de Assistência Social

Para a gerente de vigilância epidemiológica da SES, Valéria Cristina da Silva a inserção dessa vacina no Calendário Nacional de Vacinação é importante que as gestantes possam proteger os recém nascidos contra a doença.

“A vacina vai oferecer proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal, portanto é de suma importância as mulheres grávidas estarem se vacinando”, disse a gerente por meio de nota.

A vacina é indicada para gestantes a partir da vigésima sétima semana (27ª) a trigésima sexta (36ª) semana de gestação, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto.

Leia também:  Estado aumenta valor dos repasses para fundos municipais de Saúde

Entenda
Coqueluche é uma doença infecciosa aguda, transmissível, de distribuição universal. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Ocorre sob as formas endêmica e epidêmica. Em lactentes, pode resultar em número elevado de complicações e até a morte.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.