Está disponível na rede pública municipal uma nova vacina especifica para gestantes: trata-se da vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular), ou dTpa, que será disponibilizada para gestantes a partir da 27ª semana de gestação e poderá ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. O setor de Vigilância Epidemiológica salienta à todas as gestantes do município que procurem as unidades de saúde para a realização da imunização.

Segundo o Ministério da Saúde é importante que a gestante seja vacinada com a dTpa o mais precoce possível a partir do período anteriormente descrito pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro. A vacina também será disponibilizada para os profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal (UTI/UCI neonatal).

Leia também:  Governo lança edital para Bolsa Atleta 2017

O MS esclarece que a vacina foi introduzida, a partir de novembro de 2014, no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano). A vacina tem como objetivo diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos visto que a doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo a fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, pois podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e possibilitando a transmissão para lactentes, com maior risco de desenvolverem complicações e podendo levar a óbito. Esta vacina oferece proteção vacinal indireta nos primeiros meses de vida (passagem de anticorpos maternos por via transplacentária para o feto) quando a criança ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Leia também:  Com 882,8 mil toneladas processadas, esmagamento de soja apresenta maior patamar mensal em abril
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.