agente mirimA formatura dos agentes de trânsito mirim contou com a presença de 435 crianças que passaram pelo curso de formação de educação para o trânsito em contraturno em oito escolas da cidade. A cerimônia foi realizada na Escola Irmã Elza Geovanella, na tarde de sábado (6), com a presença do prefeito Percival Muniz e dos secretários municipais de Educação, Ana Carla Muniz, e de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira.

O projeto trabalha a educação para o trânsito nas escolas com formação para que os alunos saibam as leis de trânsito, conheçam a atuação dos agentes de fiscalização, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da paz no trânsito e prevenção de acidentes. Os agentes de trânsito mirim se transformam em multiplicadores das boas práticas no trânsito.

O prefeito Percival Muniz agradeceu aos agentes mirins porque passaram por aulas e aprenderam como é o respeito no trânsito. “Nosso trânsito é muito violento e ações como esta buscam mudar o modo que as pessoas agem quando estão no trânsito. Além da educação, também investimos em ações para melhorar nosso trânsito, como a fiscalização eletrônica, o Rotativo Rondon, o pátio de apreensões de veículos e agora estamos trabalhando para realizar a sincronização dos semáforos. Porque uma vida salva vale mais que todos os investimentos que estamos fazendo”, destacou.

Leia também:  Saúde fornece repelente para gestantes para prevenir doenças transmitidas por mosquitos

Já o secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Argemiro Ferreira, ressaltou a parceria com a Secretaria Municipal de Educação para que fosse possível a realização do projeto ‘agentes mirins’. “Esse trabalho de educação para o trânsito irá formar os condutores do futuro, buscando a paz no trânsito. As 20 horas/aulas em contraturno foram ministradas pela agente de trânsito Maria Izabel Cruvinel Martins, que teve papel fundamental na formação dos hoje agentes de trânsito mirins”, disse.

Para a secretária Municipal de Educação, Ana Carla Muniz, o projeto ‘agentes mirins’ é grandioso, pois é pela educação que se podem tratar diversos temas transversais. “As ações feitas para melhorar o trânsito por meio da educação transformam as crianças em multiplicadores e não podem deixar de serem realizadas”, reforçou.

Leia também:  Obra de reforma é lançada na Escola CPAC São José

Para quem se formou no curso e recebeu seu certificado de ‘agente mirim’ o aprendizado deve ser levado para toda a vida. “Aprendi que os pedestres têm a preferência no trânsito e que é muito importante respeitar a faixa. Também aprendi que é preciso usar o cinto de segurança e o capacete. A semana que tive as aulas de trânsito foi uma das melhores neste ano”, conta a agente mirim da Escola Arão Gomes Bezerra, Gleiciele Proença de Lima, de 11 anos.

O aprendizado também foi levado para a casa. “Aprendi a andar no trânsito e pedir para minha mãe dirigir corretamente”, falou o agente mirim, Alexsandro Junior, de 9 anos. Assim como ele, Hugo Ignácio Lima Borges, de 10 anos, contou sobre a importância de todos respeitarem o trânsito, inclusive os seus familiares. “As pessoas devem respeitar e entender as placas, respeitar o pedestre e abaixar a viseira do capacete.”

Leia também:  População reclama de projeto de lei que muda nome de rua em Rondonópolis

O projeto, que foi realizado ao longo de 2014, terá continuação em 2015, e segundo o prefeito, a intenção é formar aproximadamente 2 mil agentes mirins de trânsito.
Também estavam presentes na solenidade de formatura representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito – Detran, Ciosp e da empresa Odebrecht.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.