O cadastro de trabalhadores e empresas junto ao Balcão de Empregos Municipal vai ser transferido para o Sistema Nacional de Emprego – Sine, a partir da segunda-feira, dia 8 de dezembro. A medida adotada pela equipe técnica da Secretaria de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis vai permitir que todos os dados sejam incluídos no cadastro nacional e resultem em mais oportunidade, tanto para quem busca uma vaga no mercado de trabalho quanto para as empresas interessadas em contratar mão-de-obra.

Patrícia Pimentel – gerente do Departamento de Políticas do Trabalho do Município – explica que o Sine é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego que tem a gestão do Governo do Estado em Mato Grosso. Ela esclarece que ‘as ações realizadas pelo Balcão de Emprego são as mesmas do Sine, no que se refere à captação e oferta de vagas’. Diante disso, acrescenta Patrícia, as ações foram reordenadas junto à Agência Estadual do Sine.

Leia também:  Réu revel é julgado na 2ª etapa do Tribunal do Juri nos bairros

“O Governo Federal desenvolveu este sistema de informações que possibilita compatibilizar a força de trabalho ofertada com o perfil da vaga captada no mercado. Portanto todos os serviços foram concentrados no Sine para uma maior formalidade junto ao MTE quanto às informações e aos dados do município de Rondonópolis agregados ao Cadastro Nacional de Registro de Emprego, Desemprego e Mapeamento do Mercado de Trabalho”, conta a gerente.

Patrícia Pimentel e Mohamed Zaher informam que outras ações vinculadas ao serviço de intermediação de mão-de-obra com o empresariado local, como pessoas qualificadas nos cursos ofertados, acesso a crédito, formalização e empreendedorismo, continuam sendo desenvolvidas pela Secretaria. “Trazer soluções em intermediação de mão-de-obra, oferta de vagas, qualificação dos trabalhadores e ampliação dos serviços fazem parte dos nossos planos. Vamos apoiar a gestão do Sine com essas ações que beneficiam os trabalhadores da região”, destacam.

Leia também:  Cerca de 40 entidades participam do Projeto "O Rio é Nosso" neste sábado (10)

Funcionamento do Sine

A Agência Estadual do Sine em Rondonópolis cadastra vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas da região e também os candidatos em busca de oportunidade no mercado de trabalho. Patrícia Pimentel explica que o empregador determina o perfil do trabalhador a ser contratado, informa o local onde deve atuar, salário e outros dados necessários. O trabalhador desempregado faz o cadastro no sistema ou pela internet.

Cadastramento

A gerente reforça que o trabalhador deve dirigir-se ao posto de atendimento do Sine ou acessar o portal http://mais-emprego.mte.gov.br, portando documentos pessoais (RG e CPF), Carteira de Trabalho (CTPS), e número do PIS. Depois de prestar todas as informações necessárias ao cadastramento, o candidato está em condições de concorrer a uma vaga. O cadastro do Sine é válido em todo território nacional.

Leia também:  IFMT Rondonópolis abre inscrições para Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.