Agora MT Notícias Casa de Recuperação Jacob se mantém com doações em Rondonópolis
NOTíCIAS

Casa de Recuperação Jacob se mantém com doações em Rondonópolis

Fonte: Por Jéssica Estellen
VIA

Um trabalho dedicado aos dependentes químicos e alcoólicos vem sendo realizado há cerca de 6 anos em Rondonópolis na Casa de Recuperação “Jacob”, localizada em uma chácara no Globo Recreio. A casa que tem a frente o pastor Alexandre “Alê”, da igreja evangélica Batista Live Church, atende de forma gratuita 29 pessoas sendo todas do sexo masculino. “É um trabalho feito com amor, é um trabalho voluntário. As pessoas se compadecem e ajudam a casa. Tudo é feito com doação.”

O pastor Alê , um dos responsáveis pela casa de recuperação - Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
O pastor ‘Alê’ , um dos responsáveis pela casa de recuperação – Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

A casa é aberta para maiores de 18 anos e especialmente, são atendidas, as pessoas mais carentes. Em geral, o tempo de recuperação é de 9 meses. “É o tempo de uma gestação, mas há pessoas que acabam ficando um pouco mais”, informou o pastor.

Na “Jacob”, além de Rondonópolis, há pessoas de outras regiões do Brasil, como Planalto da Serra (MT), Cuiabá (MT), do estado de São Paulo (SP) Mato Grosso do Sul (MS), Rondônia (RO) e até de outro país, como Uruguai. A casa ainda atende moradores de ruas, hippies e pessoas que sofrem com depressão e síndromes.

“As pessoas acabam descobrindo a casa de recuperação na internet, ou descobre através de outra pessoa e ligam para nós. Não há preceitos, não é uma casa cheia de regras. Aqui a pessoa terá que buscar o caminho. Nós sinalizamos, mas cabe a ela decidir o rumo que quer tomar,” disse o pastor.

Na casa de recuperação 'Jacob' atualmente moram 29 pessoas - Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
Na casa de recuperação ‘Jacob’ atualmente moram 29 pessoas – Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

Apesar de carecer de estrutura (a casa possui apenas quatro quartos), de mobília e de atividades para os residentes, o pastor acredita que o local tem o mais importante que é o amor e a palavra de Deus. “

Os moradores da casa de recuperação seguem uma rotina, praticamente todos os dias vão à igreja, contam com palestras, orações (três cultos), realizam a limpeza e manutenção da chácara. As refeições também são preparadas por eles. Esporadicamente, são realizados passeios para os residentes. Alguns dos moradores devem ir para casa neste feriado de Natal.

Momento em que estava sendo preparado o almoço - Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
Momento em que estava sendo preparado o almoço – Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

“Aqui só fica quem quer, a chácara é aberta. Há visitas das famílias. A gente ainda recebe visita de pessoas que saem da chácara e retornam para visitar os outros colegas,” disse o pastor “Alê”.

Com a falta de psicólogos e outros profissionais, a casa de recuperação conta com o apoio dos psicólogos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos postos de saúde.

Desde que entrou na Jacob, há cerca de 25 dias, W.F.S, 40 anos, disse que não sente mais vontade usar drogas. “Eu sinto uma paz aqui e a presença de Deus. Há 20 anos, eu conheci as drogas e aqui eu não senti vontade nenhuma de usar. Eu me vi como uma criança nascendo de novo nos braços do pastor,” disse W.F.S.

O morador da casa de recuperação diz que sonha em constituir uma família. “Vou ficar os 9 meses de recuperação aqui e depois eu quero sair daqui casado, eu busco uma família,” finalizou.

Há quase 2 anos na chácara, J.R., 34 anos, que veio de Planalto da Serra (MT) e chegou na chácara numa ambulância, diz que a “Jacob” é tudo para ele. “Aqui eu tenho segurança, ninguém aqui frisa bens materiais, o mais importante é o amor,’ disse.

A casa de recuperação Jacob está localizada no Globo Recreio, em Rondonópolis
A casa de recuperação Jacob está localizada no Globo Recreio, em Rondonópolis

De acordo com o pastor Alexandre, após encerrar o período de recuperação na casa, 80% das pessoas atendidas continuam firmes.

Para ajudar a casa de recuperação, as pessoas podem se direcionar a chácara Jacob, próximo ao Centro de Zoonoses, no Globo Recreio. Ou ligar no telefone celular (66) – 9675-0893.

Veja alguns depoimentos de pessoas que passaram pela Jacob disponíveis na internet.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=5ygikYpab2c[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oiO2DQuJx04[/youtube]

Relacionadas

Empresário do ramo de joalheria é preso por furto qualificado e lavagem de dinheiro

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande, realizou na quinta-feira (11), a prisão de dois...

PC cumpre 12 mandados contra investigados por corrupção passiva e advocacia administrativa

A Corregedoria-Geral da Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17.04), a Operação Diaphthora, para cumprimento de 12 ordens judiciais decretadas...

Os indígenas são o esteio da nossa cultura, afirma Paulo José

O pré-candidato a prefeito Paulo José Correia (PSB) fez uma rápida visita à Aldeia Tadarimana nessa quarta-feira (17). A ida teve o objetivo de...

Ibama apreende 32 aparelhos de empresa de Elon Musk em operações contra garimpos ilegais

Segundo dados públicos divulgados pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pelo menos 32 aparelhos da Starlink, empresa do...

Homem pula muro de residência, quebra porta e agride ex-mulher em Rondonópolis

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Militar (PM) após invadir uma casa e agredir a ex-companheira, na madrugada desta segunda-feira (15), em...

Motorista é preso pela PRF transportando cocaína em compartimento oculto de carro

Um motorista foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo crime de tráfico de drogas, na noite desta quinta-feira (11), no Km-211, na BR-364,...

Secel publica edital para execução de serviços da Lei Paulo Gustavo em MT

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) publicou, nesta sexta-feira (12.04), o edital de seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC)...

Mulher morta após ser incendiada em estação de trem, no Rio, é enterrada neste sábado (13)

O corpo de Michelle Pinto da Silva, morta após ser incendiada em uma estação de trem, no Rio de Janeiro, será enterrado neste sábado...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas