As câmeras fotográficas, cada vez mais, fazem parte das ferramentas essenciais em um celular. Os fabricantes de smartphones têm aperfeiçoado os dispositivos de captura de imagem, pois ter uma câmera se tornou fundamental no momento de escolher o modelo do aparelho celular. Assim, o celular tem se transformado no equipamento mais utilizado para fotografia no Brasil. É o que revela recente pesquisa da loja virtual Phooto, especializada em produtos customizados com fotos.

Segundo o levantamento, fotos oriundas de celular representam mais de 90% de todo o volume de uploads de imagens que os clientes fazem no sistema de arquivamento oferecido pela Phooto. Trata-se de uma espécie de “nuvem”, para que o consumidor suba as imagens e escolha em quais produtos da empresa quer utilizar.

Leia também:  Criança de 2 anos morre asfixiada, após ser esquecida dentro de carro pelo pai

A mudança no perfil de consumo e de uso dos aparelhos celulares também é refletida nas vendas de câmeras digitais no Brasil. De acordo com recente relatório da consultoria global GfK, que mediu o mercado de bens duráveis durante o terceiro trimestre de 2014, três importantes categorias de produtos apresentaram retração em relação ao mesmo período do ano anterior: o segmento de foto, de TI e a linha marrom, esta impulsionada pela queda no faturamento de TVs de tela fina.

O estudo da GfK aponta que o mercado de câmeras digitais retraiu, em volume, 50% de um período para outro, mas apresenta uma menor retração em valores, o que indica um aumento nas vendas de câmeras de maior valor agregado, usadas normalmente por profissionais.

Leia também:  Maior barragem do RN entra em volume morto e pode secar em 45 dias

“O cidadão comum tem no celular o seu equipamento fotográfico, onde faz o registro de seus melhores momentos na vida”, afirma Fabio Zausner, sócio executivo da Phooto. “Conseguimos entregar Revelações, Fotolivros e Fotopresentes com alta qualidade de imagens, mesmo feitas via celular”, complementa.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.