Encerra nesta sexta-feira (29), o prazo para que as empresas efetuem o pagamento da 2ª parcela do 13º aos trabalhadores. Caso o empregador não cumpra com o prazo previsto na legislação estará sujeito a multa, que varia conforme a quantidade de trabalhadores da empresa.

O valor da 2ª parcela do 13º salário é um pouco menor já que há descontos do INSS e do Imposto de Renda. Para calcular a quantia paga basta dividir a remuneração do trabalhador por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados. Além do tempo de serviço, também entram no cálculo as horas extras e comissões adicionais.

A estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), é que o pagamento do 13ºsalário deve injetar R$ 158 bilhões na economia. Ao todo serão beneficiadas cerca de 84,7 milhões de pessoas, sendo 61,4% empregados formais e 38,6% aposentados ou pensionistas da Previdência Social.

Leia também:  Geração de empregos formais cai no mês de setembro em Rondonópolis

O 13º deverá ser pago aos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada, urbano, rural, avulso e doméstico e que tenham prestado serviço por mês, fração igual ou superior a 15 dias. Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) também recebem a gratificação natalina.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.