FOTO: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
Diretor desde a fundação da escola, há 26 anos, diretor fala da qualidade de ensino da escola – FOTO: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

Fundada em 16 de fevereiro de 1986, a escola municipal José Antônio da Silva, situada na Rua Papa João XXIII, na Vila Cardoso, vem ganhando destaque em Rondonópolis nos últimos anos graças as notas alcançadas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede a qualidade do ensino no país.

Neste ano, considerando apenas a rede municipal de ensino, a escola ficou em 1º lugar, alcançando o índice em 6,8, meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) apenas para 2017. A meta estipulada para este ano era de 6,3. Em 2009 e 2011 a escola também ficou em 1º lugar entre as escolas municipais com os índices de 5,8 e 6,2, respectivamente.

Fachada da escola municipal "José Antônio da Silva - foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
Fachada da escola municipal “José Antônio da Silva – foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

De acordo com o diretor da escola, Juscelino Costa, o resultado é devido a união da equipe, ao trabalho e a dedicação. Além da participação efetiva dos pais.

Leia também:  Habilitação da UPA é divulgada no Diário Oficial da União

“A equipe trabalha para obter resultados. Aqui a credibilidade de um acreditar no outro e de um ajudar o outro, faz a diferença. Os pais são parceiros na escola, são bastante participativos,” disse o diretor.

Para a próxima avaliação que será feita em 2015, o objetivo é atingir a meta estipulada para 2019, onde o índice é de 7,0.

Na escola, alguns projetos são estimulados para estimular o aluno, como “Leitura e Escrita”, projeto no trânsito, da feirinha, meio ambiente, entre outros. O diretor explica que antes da prova que avalia a qualidade de ensino, os alunos são avaliados através de simulados.

“A gente avalia e cobra do aluno. Se estiver bom, eu elogio. Ainda realizamos uma competição entre as duas turmas do 5º ano que são avaliadas no IDEB. Se o aluno vai bem, a escola vai bem. O resultado é todos,” destacou.

Leia também:  Ecopontos viram lixões e moradores reclamam do descaso no Sagrada Família

O educador que aposenta em 2015 diz ter muito orgulho do trabalho realizado na escola. “Meus alunos são os melhores da rede municipal. Eles são bem disputados. Eu tenho aqui alunos de todas as regiões da cidade,” disse o diretor.

Diretor mostra a honraria - Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT
Diretor mostra a honraria – Foto: Ronaldo Teixeira / AGORA MT

Diretor por 26 anos  

Formado em licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e pós-graduado em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, pela Unoeste/SP, o educador, Juscelino Costa, 53 anos, é diretor da escola municipal “José Antônio da Silva” desde a fundação há 26 anos.

Completando 35 anos de profissão e perto de aposentar, o diretor diz que espera que a escola desenvolva ainda mais após sua saída.

Leia também:  1º Campeonato de Futebol Amador está com inscrições abertas até segunda

“Saio com o dever cumprido, com a honra e feliz por ter prestado um trabalho para a escola e para a comunidade,” declarou.

Quanto ao ser indagado pela nossa reportagem qual o segredo de ter sido o único diretor da escola desde a fundação, ele diz que o importante é ter confiança, conhecimento e dedicar-se ao trabalho. “É preciso conhecer muito, em todas as áreas. Confiar em si, no que faz, no que sabe e na equipe que tem e claro, tem que trabalhar muito,” ressalta.

Juscelino Costa recebeu no último dia 09 de dezembro, uma moção de aplausos, na Câmara Municipal de Vereadores, pelo trabalho dedicado a escola e a comunidade. Em 2012, o diretor também foi homenageado com a moção de aplausos.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.