O verão vem com as férias e com a diversão, mas também pode dificultar a vida de quem sofre com a acne. A radiação ultra violeta se torna mais intensa no verão, período em que também costumamos nos expor mais ao sol.

Sobre uma pele oleosa o efeito pode ser devastador, pois o calor proporciona uma sensação exacerbada da oleosidade, pele pegajosa e brilhante.

Veja a seguir algumas dicas valiosas da profissional de estética da Buona Vita, Isabel Luiza Piatti, para que suas espinhas não sejam um estorvo na estação mais quente do ano:

Higiene na medida certa

A higiene diária da pele oleosa ou acneica deve ser realizada com sabonetes líquidos, que contenham em sua formulação agentes que removam a oleosidade da pele como a erva doce e o ácido salicílico, para diminuir a formação de cravos.

Leia também:  Durante tratamento mães com doenças infecciosas podem manter amamentação

A limpeza da pele deve ser realizada de forma equilibrada, pois a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote”.

Em seguida deve ser aplicada a loção que irá normalizar o pH da pele, com efeito antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório e controlador da oleosidade, como os extratos de própolis, alecrim, hamamélis e alfa-bisabolol.

Esfoliação é bem-vinda para reduzir o tamponamento dos poros, mas quando se trata de esfoliantes com grânulos é recomendada a aplicação apenas em caso de cravos (comedões).

Tratamento correto

É importante controlar todos os aspectos relacionados com a formação da acne, incluindo ação hidratante e preventiva de manchas. Com estes cuidados, evita-se que a pele fique com um aspecto oleoso e que a acne piore.

Leia também:  Um tomate sem sementes está chegando

Para isso devem ser utilizados ativos como zinco, pepino, aloe vera, silícios orgânicos, ácido salicílico e niacinamida.

Proteção solar

A radiação ultravioleta dos tipos A e B pode provocar queimaduras, redução das defesas naturais e imunológicas da pele (imunossupressão), envelhecimento precoce e câncer da pele. Para evitá-los é fundamental o uso do filtro solar com FPS e PPD adequados.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.