O que há de mais moderno em tecnologia de controle e monitoramento de sistema de estacionamento urbano, foi lançado na tarde desta quinta-feira (18),  na Praça Brasil,  com a demonstração do equipamento que já está instalado no centro da cidade de Rondonópolis. Trata-se do Rotativo Rondon, que vem para amenizar o problema da falta de vagas no quadrilátero central da cidade.

O secretário de Transporte e Trânsito, Argemiro Ferreira, apresentou a novidade para os presentes e aproveitou para lembrar que a cidade luta por uma organização na área central há anos e agora traz o que existe de mais moderno para Rondonópolis.

“Crescemos em população, aumentamos a frota de veículo pelo menos 9,2% ao ano. Por isso, uma de nossas saídas é a organização para que não tenhamos um trânsito caótico”, argumentou Argemiro.

O vice-prefeito Rogério Salles lembrou outras mudanças no trânsito da cidade que mostram a busca pela versatilidade e segurança na área central. “Precisamos crescer, controlar e evitar tragédias comuns no trânsito das cidades.  Tudo isso exige a modernização, como a sinalização eletrônica, os painéis educativos e o estacionamento rotativo”, disse Rogério Salles.

Leia também:  PRF recupera camionete roubada em Rondonópolis

O prefeito Percival Muniz noticiou que, antes mesmo do lançamento oficial do Rotativo Rondon, o sistema está fazendo sucesso no Estado inteiro. “Hoje mesmo estivemos em Cuiabá, numa reunião de prefeitos e muitos já se mostraram dispostos a vir conhecer e ver de perto o que estamos fazendo por Rondonópolis. Certamente, seremos exemplo para muitos municípios”.

Percival aproveitou para lembrar que sempre que se trata de um projeto que envolve custo, existe a resistência, mas foi seguro ao afirmar que o cidadão rondonopolitano é moderno e vai se adaptando às mudanças e entendendo as necessidades de uma cidade que cresce num ritmo acelerado.

“Se o sistema gerar polêmicas, mas resolver a questão do estacionamento, estaremos satisfeitos. A questão é fazer uma cidade funcionar e mesmo que isso cause algumas críticas estamos preparados. Afinal, a administração Percival e Rogério Salles não está aqui para garantir reeleição e sim qualidade de vida para essa e para as futuras gerações”.

O Rotativo Rondon começa operar na manhã desta sexta-feira (19) e até na segunda (22) vai servir também como período de adaptação. Os 55 monitores estarão nas ruas centrais, prontos para atender aos usuários e só estarão aplicando a infração a partir de segunda-feira, para que todos se adaptem ao sistema.

Leia também:  Balcão de empregos: 230 vagas para Rondonópolis (06/06)

“Os equipamentos estão nas ruas, os monitores à postos e as 16 lojas credenciadas e identificadas estarão oferecendo tíquetes avulsos ou mesmo cartões. Além disso, o usuário já poderá acessar o sistema por uma conta online pelo site da operadora ou por smartphones e tablets. Todo o sistema desde a compra, confirmação de vagas, estacionamento e liberação do espaço pode ser operado por 11 maneiras diferentes. Quem escolhe é o próprio usuário e tudo é monitorado por telefonia celular. Nós estamos implantado aqui em Rondonópolis o que existe de mais moderno, mais sofisticado e, ao mesmo tempo, mais simples no sistema de estacionamento”, explicou Rubens Rampelotti, gerente de operações e consultor do Rotativo Rondon.

Ele apresentou o parquímetro e explicou passo a passo como adquirir tíquetes avulsos, cartões, conta online e o atendimento personalizado feito pelos monitores, que estarão identificados com uniformes verdes e com o equipamento em mãos.  Para ele, a partir de agora, o cidadão vai sentir a diferença.

Leia também:  Paralisação | Equipe médica da UTI Neonatal e Pediátrica da Santa Casa desistem de atendimentos

“Temos estudos que mostram que 30% dos congestionamentos nos centros de cidades como Rondonópolis são provocados por motoristas que circulam lentamente em busca de vagas para estacionar, ou mesmo que param em lugares proibidos e acabam dificultando o fluxo dos veículos. Este sistema vai garantir uma cidade mais funcional, mais livre e mais acessível, com certeza”, afirmou Rampelotti.

O presidente da Acir, Luiz Homem de Melo, também aproveitou a oportunidade para reforçar que esta é a realização do sonho de muitos empresários que têm seus estabelecimentos na área central. “Nós perdemos em vendas, em negócios cada vez que um possível cliente precisa dar voltas e voltas no quarteirão em busca de uma vaga para estacionar. Com certeza, a partir de agora, essa perda vai reduzir, e muito”.

O lançamento do Rotativo Rondon contou, também, com a participação dos Secretários Municipais, servidores e populares, que já aproveitaram o momento para baixar o aplicativo do sistema e se preparar para garantir o estacionamento via carga de cartões pelos celulares.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.